Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Período de defeso da piracema terá início em outubro em Mato Grosso

O período representa uma antecipação de um mês em relação ao período decretado como defeso da piracema no restante do País. Acesse e veja mais detalhes...

Período de defeso da piracema, em que a pesca será proibida nos rios de Mato Grosso, será entre 3 de outubro de 2022 e 2 de fevereiro de 2023. A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) nesta quinta-feira (08/09). A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado.

O período representa uma antecipação de um mês em relação ao período decretado como defeso da piracema no restante do País. O padrão da atividade reprodutiva dos peixes nos rios de Mato Grosso foi constatado por monitoramento e pesquisa feitos por especialistas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que monitoram os peixes.

Os estudos mostram que a maioria das espécies já está em período reprodutivo em outubro, no entanto, ainda não é visível para leigos que o peixe está com os órgãos reprodutivos desenvolvidos. Por isso é necessário proteger os peixes da pesca neste período de defeso.

Conforme a professora e bióloga da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lúcia Mateus, os dados coletados sobre as espécies pintado e cachara mostram que a probabilidade de elas estarem em reprodução no mês de outubro é de cerca de 40%, já em fevereiro, 20%.

A probabilidade do conjunto dos siluriformes (peixes como o cascudo e bagre) estarem se reproduzindo no mês de outubro chega a 55%, enquanto em fevereiro, é em torno de 12%. “Estes são dados estatisticamente significativos, e com 95% de confiabilidade”, afirma a pesquisadora.

Piracema é o período de reprodução dos peixes, em que as espécies ficam mais suscetíveis à pesca. A proibição serve para proteger este período e garantir os estoques pesqueiros do futuro. Durante o período de quatro meses em que fica proibida a pesca é pago, pela União, um seguro defeso de um salário mínimo aos pescadores profissionais.

(Com Power Mix)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies