Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Perdi Minha Mala no Aeroporto: Saiba o Que Fazer

Veja o Que Fazer Caso Perca a Sua Mala no Aeroporto

Perder a mala no aeroporto é uma situação relativamente comum, que pode acontecer em uma viagem de avião. E, pensando nisso, reunimos algumas medidas essenciais a serem tomadas caso você venha a perder a sua mala no aeroporto.

Pois quando isso ocorre, surge a dúvida em relação a como proceder quando sua mala é perdida no aeroporto, e o que pode ser feito para recuperá-la.

Ao viajar de avião, precisamos ficar atentos a vários fatores, como planejar a viagem, arrumar as malas, chegar no horário para embarcar e fazer o check-in. 

Com tantos aspectos envolvidos, ainda pode acontecer de não encontrar a sua mala ao desembarcar, gerando certo receio e preocupação. No entanto, ressaltamos que existem medidas que garantem que a companhia aérea preste a você, o devido suporte caso sua mala seja perdida no aeroporto.

Assim, a melhor alternativa para lidar com a situação é estar preparado, para caso você perca sua mala no aeroporto, saiba como agir para encontrá-la. 

Assim, elaboramos este post para que caso você perca a sua mala no aeroporto, saiba o que deve ser feito para solucionar a situação, e quais medidas devem ser tomadas. Pois em uma situação assim, é importante manter a calma e estar informado sobre os procedimentos necessários para o caso de sua mala ser perdida no aeroporto.

Perdi minha mala no aeroporto: Saiba o que fazer

Mala no aeroporto

  • Registro de Irregularidade de bagagem 

Ao notar que a sua mala não está na esteira, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para fazer o RIB, ou Registro de Irregularidade de Bagagem. 

Para isso, procure por um colaborador da companhia aérea ou dirija-se a um dos guichês da empresa, pois assim, será possível que a empresa preste a você, como consumidor, o devido amparo necessário por sua mala ter sido perdida no aeroporto.

  • Comprovante de despacho 

Ao fazer o check-in, você recebe um comprovante de despacho, que será essencial para fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem. 

Por este motivo, guarde sempre o seu comprovante de despacho, pois sem ele você não será capaz de fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem, essencial para o caso de você perder a sua mala no aeroporto. Assim, sem o comprovante de despacho, não será possível tomar as medidas cabíveis para que você receba o suporte necessário da companhia aérea ao perder sua bagagem.

  • A responsabilidade da companhia aérea 

Ao despachar a sua mala, a companhia aérea passa a ser responsável pela sua bagagem, e em caso de perda ou danos, deve indenizá-lo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. 

Assim, a empresa tem um prazo de sete dias, para voos dentro do país, e vinte e um dias para voos internacionais, para localizar a mala e enviá-la para você no endereço passado no momento do Registro de Irregularidade de Bagagem. 

  • Considerações importantes 

Caso você esteja fora de seu município, e tenha perdido a sua mala no aeroporto, a Anac define que a companhia aérea deve obrigatoriamente arcar com as despesas básicas enquanto a mala não é localizada. 

Os itens básicos incluem roupas e artigos de higiene pessoal. Para o valor reembolso, cada companhia aérea tem suas próprias normas, bem como quais documentos devem ser apresentados.

Assim, recomenda-se que você se informe sobre as normas da companhia aérea escolhida no que diz respeito ao valor reembolso, para esclarecer dúvidas existentes caso você venha a perder a sua mala no aeroporto.

Essas medidas garantem que, como consumidor, você tenha seus direitos garantidos ao deixar sua mala sob a responsabilidade de uma companhia aérea, assegurando que, em caso de perda, você venha a receber todo o suporte necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies