Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Chuva no extremo norte de MT deve ser acima da média no início de março; veja previsão

*Editorial Sigma Meteorologia elaborado pelos meteorologistas Gabriel Cassol e Allef  Matos

O mês de fevereiro finalizou na média, ou pouco acima da média, de precipitação acumulada em algumas regiões do Mato Grosso, o que contribui para manutenção da segunda safra de 2020, onde segundo o Instituto Mato-grossense de Economia e Pecuária (IMEA), mais de 90% das lavouras de milho já foram plantadas no estado.

Algumas cidades em diferentes regiões do estado tiveram mais de 300 milímetros acumulados em fevereiro, como é o exemplo de Juína, no noroeste do estado, que terminou o mês com 383,4 milímetros. Nova Ubiratã na região centro-leste com 363,8 mm, Sinop na região médio norte com 362 mm, e Cáceres no sudoeste do estado com 314,4 mm.

[ 1 milímetro de chuva corresponde a 1 litro de água por metro quadrado]

Na análise de diferentes modelos globais de previsão do tempo, a tendência para os próximos 10 a 15 dias é que os maiores volumes de chuva ocorram sobre as regiões do nordeste e extremo norte mato-grossense, que inclui cidades como Confresa, São José do Xingu, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Apiacás e municípios próximos.

Já a situação será um pouco diferente na região centro-sul, sudeste e sudoeste do estado que abrange municípios como Nova Mutum, Tangará da Serra, Cuiabá, Cáceres, Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e municípios vizinhos, aonde a tendência é de chuva abaixo da média e tempo seco na maior parte do tempo nessa primeira quinzena de março. Entretanto não descarta-se a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, ou seja, pancadas de chuva que ocorrem em um dado ponto enquanto alguns quilômetros a diante pode não chover nada (aquela chuvinha irregular como todo mundo conhece).

Nas regiões oeste, leste, noroeste e médio norte, que incluem municípios como Sinop, Juína, Juara, Água Boa e vizinhanças, a tendência é de chuvas dentro da normalidade, oscilando com a ocorrência de dias secos e dias mais chuvosos.

A tendência de diminuição das chuvas em algumas regiões de Mato Grosso na primeira quinzena de março se deve a configuração das fases 4 e 5 da Oscilação de Madden-Julian, fases em que ocorre a supressão da atividade convectiva nos trópicos. Na análise a médio prazo, a tendência é de que a partir da segunda quinzena, principalmente na reta final do mês de março haja um aumento das instabilidades no estado.

 

*A Sigma Meteorologia é parceira da 93 FM e traz a previsão do tempo nas segundas, quartas e sextas-feiras, no Jornal da 93. Quem quiser ter mais informações sobre o clima da região e outras informações podem acessar o Facebook, ou o Instagram da Sigma Meteorologia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies