Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Ministério da Saúde confirma oito casos de coronavírus no Brasil

Pela manhã desta quinta-feira, as Secretarias Estadual e Municipal de São Paulo, confirmaram um outro caso de coronavírus, mas este, assintomático.

No Brasil, mais quatro casos de coronavírus foram confirmados pelo Ministério da Saúde, chegando a seis, apenas em São Paulo. Os outros dois casos estão no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O número total de casos suspeitos no país já chega em 636, sendo alguns que aguardam exames de contraprova, para que sejam ou não confirmados oficialmente.

Além de todos esses casos suspeitos, não soma-se aos oito pacientes um outro caso que foi avaliado como portador do vírus, no Distrito Federal, porém não há uma confirmação oficialmente até que se tenha o resultado do exame de contraprova. No Espírito Santo, trata-se de uma mulher, de 37 anos de idade, com histórico de viagem.

Pela manhã desta quinta-feira, as Secretarias Estadual e Municipal de São Paulo, confirmaram um outro caso de coronavírus, mas este, assintomático. Este fato, deixa o caso a parte e não incluso no índice mundial do vírus, pois não há sintomas da doença respiratória.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou o relatório situacional do Covid-19 no mundo.

Ministério da Saúde confirma oito casos de coronavírus no Brasil
Relatório situacional de Covid-19, segundo OMS. (Foto: Ministério da Saúde)

 

Testes de coronavírus no Brasil

No Brasil, laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados da doença pela primeira vez, devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Instituto Evandro Chagas, no Pará; e Instituto Adolfo Lutz em São Paulo.

Após a validação da qualidade, o laboratório passa a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública.

Ontem (4) a Fiocruz começou a distribuir, no Rio de Janeiro, kits para o diagnóstico do novo coronavírus para laboratórios centrais estaduais, que também passarão por um processo de capacitação para a realização dos testes.

Os kits foram desenvolvidos no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Já a capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz. (Com Marcelo Brandão / Agência Brasil)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies