Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Ministério suspende abastecimento de inseticidas contra Dengue aos municípios

O Ministério da Saúde (MS) suspendeu o abastecimento aos estados e municípios, dos inseticidas de controle do Aedes aegypti, que é o transmissor das arboviroses urbanas Dengue, Zika e Chikungunya. Isso é um problema, afinal com o período das chuvas os índices dessas doenças aumentam consideravelmente.

O motivo para tal suspensão é, segundo o ministério, devido aos problemas de qualidade que os insumos apresentaram. A equipe de instituição de pesquisa do MS decidiu substituir os produtos utilizados para o controle do Aedes e, por isso, suspendeu a entrega dos mesmos aos estados brasileiros.

Uma possível retomada do encaminhamento de insumos deve acontecer em 2020. Segundo a SES, O Ministério da Saúde informou que possui em estoque o produto piriproxifen (larvicida), usado para o combate do mosquito, e que deve distribuí-lo aos Estados até o final do mês de dezembro. Segundo o Ministério, o Governo Federal está providenciado a aquisição de novos insumos para distribuição em 2020.

Neste sentido, no dia 25 de novembro, a secretaria de Estado de Saúde (SES), encaminhou aos Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso um Memorando Circular informando o motivo do desabastecimento dos produtos aos municípios.Malathion, Pyroproxifen e Bendiocarb, não serão reaprazados e que estão sendo recolhidos a nível nacional, orienta ainda para este período a realização de ações de mobilização social, comunicação e educação em saúde, e que as mesmas devem ser reforçadas do Dia D da Mobilização Nacional”, diz o documento.

O Dia D será realizado no próximo sábado, dia 7 de dezembro.

De acordo com a SES, um dos principais focos da secretaria, foi a intensificação das ações de rotina, como o cuidado com os quintais das residências e comércios das cidades mato-grossenses, já que nesse período em que o Ministério da Saúde deixará de fornecer os insumos.

Além disso, o estoque restante desses inseticidas foi utilizado de forma racionada pelas secretarias municipais de saúde, a pedido da SES.

 

Outras medidas

Por meio da Gerência de Vigilância em Doenças e Agravos Endêmicos, afirmou para a Rádio 93 FM, que realizou entre os meses de novembro de 2018 e outubro deste ano, 29 oficinas de atualização em manejo clínico aos municípios que compreendem as 16 regionais de saúde do estado. Disse também que mais de 1,1 mil profissionais da saúde municipal foram capacitados.

Paralelas a esta oficina de atualização, foram realizadas oficinas para construção do Plano Regional e Municipal de Contingência as Arboviroses dengue, zika e chikungunya. Também foram realizadas supervisões em alguns Hospitais Regionais e orientações aos profissionais das unidades de saúde sobre os procedimentos que precisam tomar ao receberem casos suspeitos.

Já por meio do Coordenadoria em Vigilância Ambiental, capacitações em taxonomia, ecologia e controle do Aedes aegypti para supervisores e Agentes de endemias dos municípios foram realizadas. Outras capacitações estão previstas para ocorrerem em janeiro de 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies