Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mês dedicado a doação de sangue destaca importância da ação voluntária

Uma única doação, que leva um tempo aproximado de 10 minutos, pode salvar até quatro vidas. Acesse e veja mais detalhes!!!

Conhecido como “junho vermelho”, o mês é dedicado a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários. Em Sinop, ao longo de 20 anos de existência, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) tem em seus registros a participação aproximada de 25 mil pessoas.

A contadora Samara Luz, 28 anos, é umas das pessoas presentes na relação, com pelo menos cinco doações feitas nos últimos anos. Para ela, a ação é um gesto de amor ao próximo. “Ter a consciência de que essa atitude tão pequena irá ajudar tantas pessoas e salvar vidas aquece o coração e, de uma certa maneira, deixa a sensação de dever cumprido. As vezes pela correria da vida acabamos não dando a importância devida à doação de sangue, mas, é algo que deveríamos dar uma atenção especial”, pontuou.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas e é com essa consciência que o jornalista Roneir Corrêa, 27 anos, também costuma procurar a UCT para fazer sua contribuição. “Poder compartilhar com alguém a vida é o que mais me motiva a doar sangue. Sei que muitos dependem de um pouco desse material para sobreviver e sei também que, tendo saúde, posso contribuir com a permanência da história de pelo menos quatro pessoas. Para mim, a maneira mais sincera de demonstrar compaixão, é doar um pouco de si para alguém desconhecido de você. Doar sangue me traz vida”, destacou.

Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue e, em cada doação, o máximo retirado é de 450 ml. Essa única doação, que leva um tempo aproximado de 10 minutos, pode salvar até quatro vidas. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano (de 2 em 2 meses); já as mulheres, até três (de 3 em 3 meses). Só entre janeiro a abril, a UCT registrou a participação de 1,3 mil doadores e a arrecadação de 3,3 mil bolsas.

“O mês busca incentivar mais pessoas a participar desse gesto. Somos a única fonte e a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, já que a recuperação é imediata”, lembrou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.

Para doar, é necessário que o munícipe siga algumas orientações, como: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos só podem doar acompanhados do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (com no mínimo 6 horas de sono); estar alimentado, evitando produtos gordurosos e muito doces; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação e, também, apresentar documento com foto, cartão SUS e endereço com CEP.

A UCT está localizada na rua das Amendoeiras, anexo ao Hospital Regional de Sinop e funciona das 7h às 12h. Os telefones de contato são (66) 9 9292-2634 e (66) 3531-7325.

(Com Prefeitura de Sinop)

Leia também –

Acompanhe mais informações no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies