Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Lei que garante isenção em cobrança de energia solar é vetada por Mauro Mendes

"A gente vê nosso estado com abundância de sol e o governo querendo taxar. Taxação ilegal, uma taxação imoral", relatou o deputado federal que garantiu que irão trabalhar para derrubar este veto.

O governador Mauro Mendes (DEM) vetou em sua totalidade o Projeto de Lei Complementar aprovado pela Assembleia Legislativa, que garantia a isenção de cobrança de ICMS relativa à energia solar sob alegação de inconstitucionalidade.  O veto publicado nesta quarta-feira (23) em Diário Oficial do Estado aponta que o projeto se torna inconstitucional por não ter aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para criar uma nova isenção fiscal.

“Inconstitucionalidade formal, por ausência de convênio e de autorização do Confaz – violação ao art. 155, II, § 2º, XII, “g” e art. 150, § 6º, ambos da CF/88 c/c Leis Complementares n. 24/1975 e n. 160/2017; Inconstitucionalidade material, por ausência de estudo e previsão de impacto orçamentário – violação ao art. 113 do ADCT, CF/88, art. 14 da Lei Complementar Federal n.º 101/2000 e art. 12 da Lei Complementar Estadual n.º 614/2019”, diz trecho da publicação.

Lei que garante isenção em cobrança de energia solar é vetada por Mauro Mendes 2
(Reprodução)

O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Faissal Calil (PV) e aprovado por unanimidade, alterando o texto aprovado pela Casa, em 2019, que trata da isenção de cobrança de ICMS para a energia solar. Após o veto, o parlamentar lamentou a decisão, alegando a crise energética que o país está passando, com o encarecimento da conta de energia e possibilidade de racionamento nacional.

O parlamentar ainda afirmou que a cobrança seria ilegal, já que a decisão do Tribunal de Justiça vetou a cobrança da energia solar.

“A gente vê nosso estado com abundância de sol e o governo querendo taxar. Taxação ilegal, uma taxação imoral. ilegal porque até o Tribunal de Justiça decidiu que essa cobrança é ilegal, mais de uma decisão. Imoral, porque é uma afronta a todos nós cidadãos mato-grossenses, querer taxar algo que vem pra todos, o sol nasceu pra todos. Então, é com muita tristeza que a gente recebe essa notícia, nós vamos lutar, nós vamos batalhar, nós vamos continuar, vamos até o final pra derrubar esse veto”, disse nesta quarta-feira (23).

Lei que garante isenção em cobrança de energia solar é vetada por Mauro Mendes
(Mayke Toscano/Secom)

(Com assessoria)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies