Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

A Importância da Família na Vida Dos Idosos

A importância da família na vida dos idosos é verdadeiramente enorme. 

Isso porque, além de a família fornecer uma conexão consistente, o relacionamento que um idoso mantém com sua família tem um impacto direto em sua qualidade de vida geral.

A conexão entre família e saúde

À medida que as pessoas envelhecem, fica mais evidente o quão importante é a família.

E quando se trata de manter uma alta qualidade de vida, permanecer conectado com amigos e familiares é fundamental.

Até porque, existe uma forte correlação entre a saúde e a força dos relacionamentos familiares. Inclusive, são notados diversos benefícios relacionados aos idosos que possuem laços mais fortes com suas famílias, como por exemplo:

Vida longa

Os idosos que estão mais socialmente ativos e envolvidos com os membros da família têm maior probabilidade de viver mais do que aqueles que permanecem isolados, sem muito contato com outras pessoas.

Saúde mental

Também é observado que idosos próximos de suas famílias têm melhor saúde mental do que aqueles que não estão. 

Isso porque, interagir com a família e ser lembrado/valorizado reduz os sentimentos de depressão e abandono.

Sistema imunológico mais forte

Idosos que socializam geralmente têm sistemas imunológicos mais fortes. E isso é especialmente importante para esta faixa etária, pois os sistemas imunológicos de pessoas com idade mais avançada normalmente são mais fracos do que os dos mais jovens.

Saúde do cérebro

Pessoas mais velhas que são socialmente ativas e engajadas geralmente têm um nível mais alto de função cognitiva. 

Sendo assim, aqueles que relatam ser felizes e se envolvem em atividades sociais têm uma maior probabilidade de ter um aumento em suas habilidades de memória e pensamento. 

Aqueles que indicam o contrário experimentaram um declínio em suas habilidades cognitivas.

Apoio da família

Apoio da Família

A dinâmica familiar geralmente muda ao longo da vida. Isso significa que o suporte que é dado e recebido está em constante transformação. 

E uma das mudanças mais drásticas que ocorrem é a relação entre pais e filhos. Isso porque, os pais cuidam dos filhos quando eles são pequenos e, depois, os papéis se invertem e eles precisam ser cuidados.

Nesse sentido, um apoio que é bastante comum e necessário é o financeiro, pois oferecer apoio por meio de dinheiro pode aliviar o estresse que o idoso está passando. 

Inclusive, em diversos estudos já foi mostrado que o estresse “alimenta” as doenças ao enfraquecer a imunidade e isso pode fazer uma grande diferença na saúde de um idoso porque seu sistema imunológico já está em um estado frágil.

E embora seja útil se você puder fornecer recursos financeiros, o apoio emocional é outra forma de apoio que proporciona diversos benefícios à saúde de um ente querido que está envelhecendo. 

Isso porque, ter alguém com quem conversar sobre a vida afeta positivamente o seu bem-estar e alegria. Além disso, outro suporte pode vir de tarefas simples, como ajudar em casa.

Família na vida dos idosos

Relacionamento fortalecidos

Tecnologias

Com os constantes avanços tecnológicos, ficar conectado com amigos e familiares é mais fácil do que nunca. A seguir, separamos algumas maneiras para idosos e suas famílias ficarem conectados usando a tecnologia:

  • Mensagens de texto (WhatsApp, Messenger, SMS, etc.);
  • E-mail;
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, etc.);
  • Softwares de chamadas de vídeo (Skype, Facetime, Google Meet, etc.).
Além dessas, existem muitas outras maneiras de se conectar com seus entes queridos usando tecnologia e eles estão continuamente se tornando mais e mais disponíveis.

Inclusive, caso tenha alguma outra boa sugestão, coloque-a nos comentários para ajudar mais e mais pessoas!

Métodos Tradicionais

Embora as tecnologias tenham fornecido uma maneira mais fácil para as famílias se conectarem mesmo a distância, os métodos tradicionais ainda são importantes e, por isso, não podem ser descartados. Veja!

Visitas presenciais. As visitas pessoais são as mais significativas. Portanto, sempre que possível, visite amigos e familiares, seja em suas casas ou no lar de idosos que estão sendo cuidados.

Telefonemas. Embora as mensagens de texto sejam legais, os idosos gostam também de receber uma ligação de vez em quando, de ouvir a voz e de ter uma comunicação mais direta, sem precisar esperar uma resposta como acontece com mensagens e e-mails, por exemplo.

Cartas. Uma carta manuscrita é algo que será muito significativo para um idoso e um ente querido. E, apesar de hoje isso não ser algo tão comum como era antigamente, ainda é bastante valioso, pois mostra que você se importa com a pessoa, que tirou um tempo do dia para escrever especialmente para ela. E claro, quem recebê-la guardará com muito carinho.

Considerações finais

Como você pôde ver ao longo deste artigo, existem muitas maneiras de os idosos manterem relacionamentos saudáveis ​​com seus amigos e familiares. 

E muitos deles são tão fáceis de fazer e geram uma enorme diferença na vida de cada membro. 

Portanto, faça um esforço para fortalecer o seu relacionamento com sua família e seus entes queridos mais velhos – a saúde e a qualidade de vida deles, muitas vezes, depende disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies