Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Dicas Essenciais Para Construir um Relacionamento Saudável

Todos os relacionamentos passam por altos e baixos e todos exigem trabalho, compromisso e uma vontade de se adaptar e mudar com seu parceiro ou sua parceira.

No entanto, quer o seu relacionamento esteja apenas começando ou você esteja com uma pessoa há anos, existem dicas que você pode seguir para construir e manter um relacionamento mais saudável e feliz. Veja!

O relacionamento saudável

Cada relacionamento é único e as pessoas se unem por muitos motivos. 

Parte do que define um relacionamento saudável é compartilhar um objetivo comum para exatamente o que você deseja que o relacionamento seja e para onde você deseja que ele chegue. 

E isso é algo que você só saberá conversando profunda e honestamente com seu parceiro ou sua parceira.

Porém, também existem algumas características que a maioria dos relacionamentos saudáveis ​​têm em comum…

Por isso, conhecer esses princípios básicos pode ajudar a manter seu relacionamento significativo, satisfatório e estimulante.

Tempo juntos e olho no olho

Você se apaixona olhando e ouvindo um ao outro. Portanto, se você continuar a olhar e ouvir da mesma maneira atenta, poderá sustentar a experiência de apaixonar-se por muito tempo. 

Você provavelmente tem boas lembranças de quando estava namorando. Tudo parecia novo e empolgante, e você possivelmente passava horas apenas conversando ou inventando coisas novas e empolgantes para experimentar. 

No entanto, com o passar do tempo, as demandas de trabalho, família, compromissos e a necessidade que todos temos de um tempo para nós mesmos  podem tornar mais difícil encontrar um tempo juntos. 

Por isso, a partir de agora comprometam-se a passar algum tempo juntos regularmente. encontrem algo que vocês gostem de fazer, experimentem algo novo e concentrem-se em se divertir juntos!

Comunicação e conexão

Diga ao seu parceiro ou sua parceira o que você precisa/quer, não o/a faça adivinhar.

 Uma boa comunicação é parte fundamental de um relacionamento saudável.  Quando você experimenta uma conexão emocional positiva com seu parceiro ou sua parceira, você se sente muito mais seguro e feliz. 

Quando as pessoas param de se comunicar bem, elas param de se relacionar bem, consequentemente, tempos de mudança ou estresse podem realmente trazer à tona a desconexão. 

Pode parecer simplista, mas enquanto você estiver se comunicando, geralmente você pode resolver quaisquer problemas que esteja enfrentando.

Porém, como sabemos, nem sempre é fácil falar sobre o que você precisa. Muitos de nós não gastamos tempo suficiente pensando sobre o que é realmente importante para nós em um relacionamento. 

E mesmo que você saiba do que precisa, falar sobre isso pode fazer você se sentir vulnerável, constrangido ou até envergonhado. 

No entanto, olhe para isso do ponto de vista do seu companheiro ou da sua companheira. Oferecer conforto e compreensão a alguém que você ama é um prazer, não um fardo.

Além disso, observe as dicas não-verbais de seu parceiro ou sua parceira e seja sempre um bom ouvinte ou uma boa ouvinte. Esteja, de fato, presente.

Construir um relacionamento saudável

Intimidade

O toque é uma parte fundamental da existência humana. 

Muitos estudos em bebês, inclusive, já mostraram a importância do contato regular e afetuoso para o desenvolvimento do cérebro. 

E os benefícios não terminam na infância. O contato afetuoso aumenta os níveis de oxitocina do corpo, um hormônio que influencia a ligação e o apego.

Embora o sexo muitas vezes seja comum em um relacionamento sério, não deve ser o único método de intimidade física. O toque frequente e afetuoso – dar as mãos, abraçar, beijar – é igualmente importante.

E como acontece com tantos outros aspectos de um relacionamento saudável, isso pode se resumir a quão bem você comunica suas necessidades e intenções com seu companheiro ou sua companheira.

Além disso, mesmo que tenha cargas de trabalho altas e urgentes ou crianças pequenas com que se preocupar, você deve ajudar a manter viva a intimidade física em seu relacionamento. 

Por exemplo, vocês podem sair uma vez por semana para jantar em um belo restaurante ou ainda podem aproveitar diferentes motéis, como o motel caribe, para apimentar a relação.

Dar e receber

Por fim, relacionamentos saudáveis ​​baseiam-se em concessões. No entanto, é preciso trabalho da parte de cada pessoa para garantir que haja uma troca razoável.

Portanto:

  • Reconheça o que é importante para o seu parceiro ou sua parceira;
  • Esteja disposto a perdoar;
  • Aprenda a resolver conflitos de forma respeitosa;
  • Esteja aberto para mudanças;
  • Não faça de “vencer” seu objetivo;
  • Esteja preparado para altos e baixos;
  • Saiba quando deixar algo ir.

Dessa forma, seguindo essas dicas, o seu relacionamento será muito mais feliz e saudável!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies