Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Coronavírus: descubra a importância de manter a higiene bucal no momento atual

Não é segredo para ninguém que devemos manter a nossa saúde bucal, certo? Afinal, a boca é uma parte do nosso corpo que tem contato direto com o ambiente externo e, consequentemente, está exposta a microrganismos e bactérias. 

Pensando no fato de que ela é encarregada por algumas funções que refletem na saúde de todo o nosso corpo, os cuidados diários devem ser redobrados nesse momento.

A chegada do novo Covid-19 acabou mudando a rotina de muitas pessoas e o hábito de higiene bucal precisa estar incluído nisso.

Caso você queira estar por dentro de dicas de cuidados para proteger sua família, continue lendo este conteúdo!

A pandemia

A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem divulgado um crescente número de casos da doença, por esse motivo, muitos profissionais da saúde passaram a compartilhar orientações sobre cuidados individuais e transmissão do vírus.

Todo mundo já sabe que devemos evitar o contato físico, lavar bem as mãos com sabão, não ficar em locais com aglomerações e passar álcool 70 nas mãos quando precisar sair de casa, mas e a higiene bucal? O que deve ser feito em relação a isso?

O que acontece é o seguinte: pode ocorrer um crescimento de bactérias na boca caso a higiene bucal não seja feita corretamente e, caso isso aconteça, a imunidade acaba ficando baixa.

Quando o sistema imunológico não está equilibrado, o corpo fica mais fraco e favorável a não combater agentes infecciosos. 

E para garantir que isso não ocorra e, além disso, ter a assistência de um profissional para qualquer eventualidade, não apenas nessa época, o ideal é investir em um convênio dental.

Se você deseja passar por tudo isso de uma maneira e cuidar de você e da sua família da forma certa, confira as dicas que separamos para você!

Evite colocar a mão no rosto

Mesmo com a orientação de manter as mãos sempre limpas, o ideal é evitar ao máximo colocar as mãos no rosto. Você deve seguir essa orientação pois as mãos estão em contato com várias superfícies a todo momento e nem sempre elas estão completamente limpas. 

Assim, você não leva nenhum tipo de bactéria para perto dos locais mais fáceis de se contaminar:  boca, nariz e olhos.  

Cubra a boca ao tossir e espirrar

Quando você sentir vontade de tossir ou espirrar, o indicado é que cubra a boca e o nariz com o antebraço. Isso deve acontecer pois eliminamos gotículas de saliva e catarro quando tossimos e espirramos que acabam se espalhando pelo ar e chegam até outras superfícies. 

Então, se Caso você esteja com coronavírus, gripe, tuberculose ou qualquer doença infecciosa das vias respiratórias, isso pode ajudar a reduzir a circulação do vírus. 

Troque a escova de dente

É indicado mudar de escova de dente com regularidade. O tempo indicado para troca é de, no máximo, 45 dias, pois, após esse tempo, a escova começa a se desgastar e acumula bactérias, o que faz o item perder a sua principal função.

Com a presença do novo Covid-19 a recomendação continua. Mas, a pessoa que ficar doente ou internada, seja por coronavírus ou não, o indicado é que, após a recuperação, ela mude de escova.

Escovar os dentes com regularidade

Provavelmente você já sabe que os dentes precisam ser escovados e limpos após todas as refeições, certo? Mas, no momento atual que estamos vivendo, este hábito precisa ser levado ainda mais a sério. 

Pode ser que você não siga essa regrinha tão à risca, mas a partir de agora, para a sua própria saúde, é indicado que siga, principalmente se você usa aparelho ortodôntico

Quem usa aparelho sabe! Sempre depois de comer pode ser que alguns resíduos da comida fiquem grudados no aparelho, por esse motivo, a limpeza deve ser feita logo após a refeição para evitar cáries e inflamação na gengiva.

Não dê chances para inflamações ou infecções na sua boca por não manter a higiene adequada. Isso pode resultar na circulação dos microrganismos, o que causa a queda da imunidade.

Mas, se você perceber que tem inflamações recorrentes na gengiva, mesmo fazendo a higienização correta, é melhor contratar um plano dentário para ter o acompanhamento adequado.

A partir da ajuda de alguém da área você entenderá o que pode estar causando isso e seguir as instruções para tratar.

Evite beijos

Como já dissemos, a boca é um dos lugares mais favoráveis para a transmissão do vírus, por isso,  os beijos devem ser evitados.  

Isso deve acontecer porque os fluidos da boca também transmitem o vírus, logo, se a sua companheira ou seu companheiro estiver com o vírus, ele pode ser transmitido para você.

Individualize itens de higiene 

Não é segredo que os utensílios de higiene devem ser individuais, né? Mesmo assim, algumas pessoas, às vezes, acabam compartilhando com outras. Nesse período isso não deve acontecer! 

 Sabonete, toalha de banho, protetor labial, pasta de dente, e desodorante roll on  são alguns dos dos itens que não podem ser compartilhados.

Cuide de seu bem-estar

No artigo, oferecemos algumas orientações simples, porém muito importantes, para você manter sua higiene bucal durante o tempo de contaminação do Coronavírus. 

A principal orientação dos profissionais é para ficar em casa, mas caso aconteça qualquer imprevisto, com certeza tem algum dentista pronto para te atender.

Mas, se você seguir direitinho as instruções mencionada no conteúdo, estará cuidando muito bem de você e colaborando, indiretamente, com a saúde de todos. 

Se todo mundo fizer a sua parte, com certeza o momento que estamos vivendo vai acabar mais rápido!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies