Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Governo muda prazo para convocação de aprovados em concurso do Sistema Penitenciário

O prazo de validade do concurso público do Sistema Penitenciário de Mato Grosso foi prorrogado pelo Governo do Estado. A prorrogação consta no Diário Oficial dessa segunda-feira (10).

Realizado em 2017, o concurso foi homologado em fevereiro de 2018 e resultou na nomeação de 199 novos servidores, sendo 185 para a função de agente penitenciário e 14 profissionais de nível superior. Com a nova medida, o concurso ficará vigente até 21 de fevereiro de 2022.

O governo do Estado aponta que extrapolou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e só poderá convocar, assim que gastar menos de 49% das receitas com folha de pagamento.

A presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindispen), Jacira Maria da Costa, vê a prorrogação com bons olhos, pois assim, as pessoas que foram aprovadas ainda poderão ser chamadas. “Pra nós é uma grande satisfação saber que o governador colocou a mão na consciência e prorrogou o prazo do concurso. Desde que nós começamos essa jornada aqui no sindicato é que nos preocupa muita a condição dessas pessoas que se submeteram a esse concurso”, disse à Rádio 93 FM.

Contudo, a prorrogação não significa que haverá nomeações imediatas de novos servidores. O Governo de Mato Grosso extrapolou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e só poderá convocar, assim que gastar menos de 49% das receitas com folha de pagamento.
A presidente do Sindspen critica esse argumento.

“Essa retórica do governador, quando ele abre pra fazer seletivo para médico, ou pra professor, na verdade o governador está enfraquecendo a nossa previdência, porque o servidor concursado contribui pra aumentar a nossa previdência e diminuir o tão falado déficit que existe lá. Enquanto ele abre seletivo para as áreas do sistema penitenciário socioeducativo, educação, saúde, o que ele tá fazendo é enfraquecer a previdência e fortalecer o INSS. Essas pessoas que são contratadas, ou passam por uma seletiva, elas não contribuem para a previdência dos servidores públicos e sim para o INSS”

Do total de servidores para nível superior que já foram chamados, foram contempladas as carreiras de assistente social, enfermeiros, psicólogos, além de nomeações para o público de Pessoas com Deficiência (PCD).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies