Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Descubra como funciona o Financiamento de Carro!

Se você está querendo comprar o seu carro, para realizar o sonho de possuir o seu carro próprio e não ter que depender mais de outras pessoas, uma dica que eu te dou é a de contratar o serviço de financiamento de carro. E se você já estava pensando nisso, então coloque já em prática.

Porém, se você ainda não sabe como funciona o financiamento de carro e também não sabe quais são as modalidades que ele oferece, no artigo de hoje, você irá conhecer cada uma dessas modalidades, suas taxas de juros, os documentos que são solicitados para a contratação do serviço, dentre diversas outras informações que estão diretamente relacionadas ao assunto. Portanto, se você deseja conhecer essas e outras informações, continue ligadinho aqui no nosso artigo e fique por dentro de tudo.

Quais são os tipos de financiamento?

Para quem deseja realizar o financiamento de carro, existem alguns tipos de financiamentos distintos, sendo eles o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), o Leasing e o Consórcio. A seguir, você poderá conhecer cada um deles. Confira:

CDC – Crédito Direto ao Consumidor

O crédito direto ao consumidor (CDC), é um dos financiamentos mais tradicionais. Isso porque, ele funciona assim: o interessado faz a contratação do financiamento de carro a uma instituição bancária ou financeira, essa instituição realiza a compra do carro à vista e a partir daí, a pessoa passa a pagar as parcelas do seu veículo para a instituição.

Com isso, o carro é de posse da instituição, sendo colocada em seu nome. Porém, é possível que o consumidor tenha a possibilidade de utilizar o veículo, mas, ele só terá posse sobre o veículo, após realizar o pagamento de todas as parcelas do financiamento de carro.

Leasing

O Leasing nem dá para ser chamado de financiamento, pois ele se assemelha mais a um “aluguel de carro”. Isso porque, no leasing, o interessado realiza a compra do veículo e tem a possibilidade de poder utilizado normalmente, diferentemente do CDC. Daí, mesmo utilizando o veículo, a pessoa passa a pagar suas parcelas todo mês, como se fosse um aluguel. Porém, quando as parcelas chegam ao fim, o cliente pode passar o carro para o seu nome e está tudo resolvido.

Consórcio

O consórcio funciona também, como um financiamento de carro, onde é formado um grupo de pessoas, que têm o mesmo interesse de comprarem um carro, e essas pessoas passam a pagarem por parcelas referentes ao valor do seu veículo. Todo mês, uma pessoa é sorteada para realizar a compra do seu carro, mesmo que seja o primeiro e tenha pago apenas uma parcela. Porém, ser sorteado não quer dizer que você não irá mais precisar pagar, pelo contrário, você terá que pagar todas as parcelas referentes ao seu veículo.

Diferenças entre as taxas de juros dos tipos de financiamentos

Antes de contratar o serviço de financiamento de carro e ao escolher uma dessas modalidades já citadas, também é necessário que você conheça as taxas de juros de cada uma delas:

  • No caso de você optar pelo leasing ou pelo CDC, você ficará ciente de quanto você pagará em taxas de juros desde o começo do pagamento e ele será um só, ou seja, não irá sofrer nenhum tipo de alteração no valor total;
  • Já no caso do Consórcio, você não terá certeza de que pagará apenas um valor fixo durante todo o período de pagamento das parcelas do financiamento de carro, isso porque, como é um processo que passa por espera, o valor do carro pode começar sendo um e aos poucos ir aumentando. Por esse motivo, é possível que sofra alterações no valor a ser pago.

Quais são os documentos necessários para solicitar o financiamento de carro?

Os documentos que a maioria das instituições, tanto bancárias, quanto financeiras solicitam são:

  • Documento de identificação original com foto, podendo ser o seu RG, CNH ou outros;
  • O seu CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Comprovantes de endereço e de renda (extratos bancários, etc.);
  • E se for o caso, é necessário ter em mãos também, a sua Certidão de Casamento.

E se não pagar as parcelas da linha de crédito?

Bom, caso ocorra de você não pagar ou atrasar o pagamento do seu financiamento de carro, as coisas podem ficar bem complicadas e você terá consequências. Veja o que é que pode acontecer:

CDC

No CDC, caso você não pague as parcelas do seu veículo, o banco tem por obrigação, levar o veículo a leilão, para que ele não fique endividado. Com isso, ao vender o veículo, caso ele tenha tido alguma despesa, ele utilizará o dinheiro para pagá-la e o restante do dinheiro é que será entregue a você.

Leasing

No leasing, a justiça entra na conversa e você pode ter o seu veículo tomado e ainda não recebe o direito de receber nem R$1 real de volta.

Consórcio

No Consórcio, quem não paga as parcelas acaba sendo considerado um consorciado excluído e também vai participar de um sorteio, só que dessa vez, será para receber parte do dinheiro investido de volta.

Multas

No Caso de haver apenas um atraso, será adicionada uma multa na sua parcela, podendo chegar a ser bastante alta.

É necessário avaliar se realmente há uma necessidade de contratar um financiamento

É muito importante que você saiba se você realmente precisa de um serviço desses ou não e é necessário fazer uma boa análise antes de contratar, pois você pode acabar se enchendo de dívidas e pode até mesmo, acabar com o seu nome sujo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies