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Diferença de Experiência Própria x Compartilhada

Veja Como Distinguir as Experiências da Jornada Unbound

jornada unbound tem trazido um novo conceito ao marketing, revelando-nos grandes tendências sobre o padrão de comportamento do público consumidor. Assim, trago neste post as perspectivas que compõem a experiência própria e a experiência compartilhada, e quais são as principais diferenças entre ambas. 

Como empreendedores e gestores, temos que estar constantemente antenados sobre as principais tendências do mercado, pois elas nos revelam, em muito, sobre o padrão de comportamento do público consumidor. O marketing evolui porquanto nossa sociedade evolui, ditando e seguindo novas tendências. 

Assim, na jornada unbound, em suas principais etapas, temos a experiência própria e a experiência compartilhada, onde saber diferenciar cada uma das etapas é de grande importância para a sua estratégia de marketing. 

Dessa forma, a experiência própria diz respeito ao conceito que o cliente cria da sua empresa com base em sua jornada de compra. Nesta etapa, as estratégias que você aplicou à sua jornada de compra são fundamentais para a experiência própria. 

A jornada de compra compreende desde o momento em que um cliente em potencial descobre a sua empresa, seja através de uma loja física ou pela atuação da sua marca nas redes sociais. Assim, após a etapa da descoberta, temos o reconhecimento de problema, onde o cliente avalia as suas necessidades e desejos, e, posteriormente, avalia como a sua empresa pode auxilia-lo, considerando a real possibilidade de efetuar a compra, podendo efetuá-la em seguida. 

Assim, todas essas etapas integram a jornada de compra, onde o atendimento possui um papel fundamental. 

Diferença entre experiência própria e experiência compartilhada

Experiência própria

Tendo a sua experiência própria como base, a sua empresa poderá desfrutar de uma experiência compartilhada, etapa esta no qual o seu cliente cria conteúdo para a sua empresa. 

Ou seja, após ter uma experiência própria satisfatória, o seu cliente poderá atuar na divulgação do seu negócio, seja através de compartilhamentos, comentários e postagens em suas redes sociais. Nesta etapa, o seu cliente participa ativamente das campanhas da sua empresa, proporcionando assim, uma experiência compartilhada. 

Dessa forma, saber conciliar ambas as experiências em sua estratégia de marketing têm sido fundamentais para o desempenho da sua empresa nas redes, auxiliando na consolidação digital de sua marca. 

Entre a experiência própria e a experiência compartilhada, é preciso notar que uma experiência compartilhada pode resultar em uma experiência própria, aumentando de forma significativa a performance da sua empresa. 

Quando um cliente, que teve uma experiência positiva em relação ao seu negócio, compartilha uma de suas publicações, recomendando a sua empresa, faz com que uma de suas conexões possa ser atraído por aquela indicação. 

Sendo atraído, através de uma experiência compartilhada este cliente em potencial irá em busca de sua própria experiência, sendo ela satisfatória, este cliente possivelmente estará interagindo com as publicações da sua empresa nas redes sociais, possibilitando que o alcance da sua empresa seja gradativamente ampliado. 

Você, empreendedor, foi capaz de analisar como, apesar de distintas, a experiência própria e a experiência compartilhada podem contribuir para o desenvolvimento e o sucesso do seu negócio. Isso porque um cliente satisfeito tem o potencial de atrair novos clientes ao seu negócio, levando-o à patamares cada vez mais elevados. 

O fato é que a evolução das estratégias de marketing são também o desenvolvimento das empresas, que aperfeiçoam constantemente a sua performance, moldando-se às tendências do mercado. E esta é justamente uma das principais características de um negócio de sucesso, a sua capacidade de adaptação, sua capacidade de inovar e de integrar em sua rotina organizacional novos processos. 

Uma empresa inovadora é uma empresa que vai além, pois consegue enxergar em uma tendência uma oportunidade de evoluir, de estar cada vez mais conectada ao seu público, e de fazer da transformação uma oportunidade de desenvolvimento.

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