Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Especialistas afirmam que Pandemia atrapalhou diagnóstico de Câncer de Mama

Aos olhares de especialistas, fatores desenvolvidos pela pandemia da COVID-19, podem ter atrapalhado o diagnóstico bem como o tratamento sobre o Câncer de Mama.

Iniciando um dos meses em alusão a Campanha de Combate ao Câncer de Mama, o Outubro Rosa, especialistas dizem que a pandemia pode ter atrapalhado o diagnóstico, e até mesmo atrasou o tratamento para esta doença.

As informações feitas através de um Levantamento,  por especialistas da Fundação do Câncer, com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revela queda de 84% no número de mamografias feitas no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus no ano de 2020, em comparação ao mesmo período do ano de 2019.

A instituição constatou também, através de especialistas pelo estudo do Observatório de Oncologia, que aumentou de 28 dias para 45 dias o tempo médio entre a primeira consulta com um especialista, e o diagnóstico do câncer de mama entre 2014 e 2018. Na média do período, o tempo médio ficou em 36 dias.

A discussão não ficou apenas com especialistas, mas também foi pauta no mês de Maio na Câmara de Deputados Federal , isso devido ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, onde foi tratado sobre o tratamento do câncer de mama feita por três comissões da casa.

A comissão mostrou que os avanços para a detecção precoce da doença, passam principalmente pela diminuição do tempo para cumprir a chamada “linha de cuidado”. A audiência pública foi promovida pelas Comissões de Seguridade Social e Família; dos Direitos da Pessoa Idosa; e dos Direitos da Mulher.

Apresentado em documento na comissão, foi utilizado as pesquisas de especialistas, que reforça o fato do isolamento imposto pela pandemia de Covid-19 prejudicou a notificação dos casos de câncer de mama. Médica da ONG Oncoguia, Luciana Holtz relatou queda de 50% no número de mamografias de rastreamento entre 2019 e 2020; e 39% de diminuição na quantidade de biópsias. Para os convidados do debate, o tempo é o maior inimigo do tratamento.

O câncer de mama atinge milhares de mulheres todos os anos. Apesar disso, pequenos cuidados com a saúde, como autoexame, podem ajudar no diagnóstico precoce, poupando vidas e dando mais chances de cura.

Seu corpo é seu abrigo, por isso não deixe de cuidar dele com muito amor. Faça o autoexame e previna-se contra o câncer de mama.

Para ter mais informações acompanhe o Programa Viva com Saúde toda terça e quinta-feira no Portal 93, no rádio e nas redes sociais. Um programa focado em levar informações para melhoria da sua saúde.

Patrocínio: Laboratório Bioclínico. A saúde ao seu alcance.

Especialistas afirmam que Pandemia atrapalhou diagnóstico de Câncer de Mama 2

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat