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Alarme SEO: Conheça os sinais de erro em sua estratégia SEO

Com a estratégia SEO adequada você pode aumentar consideravelmente o tráfego orgânico do seu site. Confira o artigo e descubra se a sua estratégia SEO está indo para o caminho errado e como aumentar o número de visitantes para o seu negócio.

O SEO já é um conceito presente há algum tempo na linguagem de programadores, web designers e produtores de conteúdo para internet.

A sigla, do inglês Search Engine Optimization, significa no nosso idioma, otimização para motores (ou mecanismos) de busca. 

As estratégias de SEO são usadas para melhorar o ranqueamento de sites e blogs nos motores de busca, especialmente o Google, que é dono de mais de 90% do mercado.

Entre as principais estratégias aplicadas para melhorar o posicionamento de uma página quando buscada no Google, destaca-se o marketing de conteúdo, cuja ideia elementar é a de oferecer conteúdo de qualidade para os usuários.

Através de material relevante, se oferece aos usuários, conteúdo capaz de solucionar possíveis problemas, dessa forma, se começa a criar um vínculo entre uma marca e os potenciais clientes.

Além disso, para garantir mais acesso às publicações elaboradas para sites e blogs, se faz o uso das palavras-chave nos textos publicados.

Essas palavras são escolhidas entre aquelas com maior número de buscas na internet, e quando escritas (sem exageros) nos textos aumentam a probabilidade de o site que publica, aparecer nas listas de pesquisa, auxiliando na sua estratégia de SEO. 

Por outro lado, a produção de conteúdo para a web engloba ainda outra dimensão, a revisão das estatísticas de sites e blogs.

Saber como anda o tráfego dos sites, qual tipo de material tem mais visitas e até mesmo de onde elas provêm  ajuda a redesenhar estratégias e otimizar os resultados.  

Se você é o responsável por sites e blogs, deve conhecer algumas estatísticas que apontam que algo não vai bem com as estratégias SEO que você emprega.

Para facilitar a explicação e a compreensão (o que também é uma estratégia SEO), vamos trabalhar quatro indicadores ou sinais de alarme que mostram que algo não vai bem com as estratégias SEO.

Duplicação de conteúdo

Do not copy

Começamos nossa lista com um indicador que pode ter pelo menos dois motivos. Se trata da presença de conteúdo duplicado.

Fique atento aos conteúdos publicados em mais de um site. Conhecido como plágio — ou cola pelos estudantes — o problema dos conteúdos duplicados diz respeito à repetição de um mesmo texto em várias páginas. 

No Google, publicações com essa característica tendem a perder visibilidade.

Revise os conteúdos antes de publicá-los, e de preferência passe o material por alguma ferramenta de detecção de plágio antes.

Existem algumas ferramentas para analisar os conteúdos e saber se são duplicados.

Por outro lado, a Screaming Frog também oferece o serviço.

Mas  a duplicação de conteúdo nem sempre está relacionada ao plágio. 

O problema pode ainda ser gerado pelo CMS (da sigla em inglês de Sistema de Gestão de Conteúdo). Isso ocorre, por exemplo, quando o mesmo conteúdo é disponibilizado em duas URLs diferentes. 

O Google possui o Google Search Console, que apresenta informações precisas sobre conteúdo duplicado.

Em casos assim, o melhor a fazer é redirecionar automaticamente os usuários para uma página só.

Links perdidos 

O segundo sinal que mostra que algo não está bem em um site é a presença de links perdidos.

Algumas ferramentas ajudam a identificar esses dados. SEMrush, Majestic, Moz e Link Research Tools são algumas delas.

 A plataforma também oferece o serviço, e de forma gratuita. 

Alguns indicadores do site são os seguintes:

  • A diminuição de links totais, mostra a perda de links e indica um declínio do site. Melhorias no marketing de conteúdo podem ajudar a solucionar o problema.
  • Se o número de links que levam ao seu site ou blog for de páginas de nichos diferentes do seu, pode haver um problema. Seria importante verificar o perfil de linkage. 

Declínio do tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o número de visitas que um site recebe independentemente de anúncios pagos. 

Pode haver uma flutuação nesses números, mas se o Analytics indicar uma queda no tráfego recorrente e prolongada é necessário estar alerta.

Para consultar esses dados, acesse o Google Analytics e procure pela opção “Aquisição”, logo selecione “Palavras-chave” e depois “Orgânico”.

Ao visualizar o gráfico, preste atenção nos pontos de queda, e analise se alguns deles indicam algo fora do normal.

Para solucionar o problema, você precisará antes determinar os porquês dessa diminuição. Tenha em conta:

  • Mudanças no perfil de backling;
  • Outras origens de tráfego com mudança;
  • Alterações algorítmicas. 

As possíveis soluções para o problema são:

  • Uma revisão das palavras-chave usadas;
  • Melhoria no marketing de conteúdo;
  • Remoção de backlinks tóxicos;
  • Inscrever-se no Guest Posts.

Perca de páginas indexadas

O algoritmo do Google nos informa por meio do Google Search Console, o número de páginas que um site possui no índice.

Com o aumento de conteúdo, o número de páginas obviamente sobe. Por outro lado, páginas removidas também serão detectadas pelo algoritmo e os números, indicados.  Uma queda repentina ou uma diminuição gradual considerável indicam um problema. 

Isso acontece porque o Google remove do índice páginas antigas ou com número muito baixo de visitantes; até aí tudo bem. O problema é quando o Google penaliza páginas devido a spams ou devido a alguns backlinks.

O Google Search Console oferece esses dados entrando na opção “Índice do Google” e depois em “Status do Índice”. O gráfico mostrado traz as páginas indexadas nos últimos doze meses, ajudando você a determinar a situação da sua estratégia de SEO.

Como a perda de indexação de páginas é prejudicial para o tráfego de um site, é melhor pesquisar no Google se isso aconteceu com alguma das suas páginas.

Conclusão

A utilização de ferramentas SEO para melhorar o ranqueamento de sites no Google é uma das melhores alternativas atuais para o aumento de tráfego nas páginas online.

Com o grande e contínuo aparecimento de novos sites na web, sai na frente quem consegue posicionar-se melhor nas páginas de pesquisa.

Por isso, é fundamental estar atento a sinais que indiquem uma queda no tráfego das páginas. 

Como vimos, a presença de conteúdo duplicado pode gerar uma diminuição do número de acessos.

Outro fator que deve acender o sinal de alerta é a presença de um número elevado de links perdidos.

Em terceiro lugar, analisamos o impacto da perda de tráfego orgânico, que são as visitas que não chegam a um site através de anúncios pagos.

Por último, apresentamos a perda de páginas indexadas como um dos problemas a serem rapidamente corrigidos em sua estratégia de SEO. 

Não deixe de visitar o Guest Posts e fazer sua inscrição. A plataforma ajuda a conseguir mais tráfego orgânico para seu site.

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