Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Em evento, ministro da educação mostra apoio para criação de UFNMT

Com a vinda do Ministro da educação Milton Ribeiro, Sinop dá um grande passo na educação do Nortão, com expectativa de que o Sonho da Universidade se torne realidade. Confira!!!

Em solenidade, o município de Sinop recebeu na noite desta quarta-feira (29), no Plenário da Câmara de vereadores Jorge Abreu, o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas municipais, estaduais e federais, onde o assunto tratado foi a criação da Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso.

O ministro garantiu apoio para Sinop, e relatou que o pedido da organização será encaminhado para o Poder Legislativo.

“Nós como poder executivo, representando o presidente Jair Messias Bolsonaro, eu vou encaminhar o pedido da organização. Esse assunto certamente será debatido no parlamento, é o parlamento que tem o poder para ratificar ou não a criação de uma autarquia. O parlamento é o que da a voz final”, explicou o ministro.

Conforme o ministro, o investimento anual para manter a Universidade Federal do Nortão, será de R$ 8 milhões, além da necessidade de 300 novas contratações. “O nosso sonho é para que ano que vem isso se concretize”, disse.

Emancipação da UFMT

A luta pela emancipação da UFMT, campus de Sinop, conta com um Projeto de Lei (PL 4812/2020), apresentado pelo senador Carlos Fávaro (PSD).

Com a emancipação, a unidade de Sinop terá a autonomia para gerir o Campus.

O senador Wellington Fagundes também é relator do orçamento do MEC, e para o mesmo não restam dúvidas de que o desmembramento será possível,

“Eu não tenho dúvida, eu acredito, tenho fé, que agora, no dia do professor, o presidente vai anunciar a criação da Universidade, claro com o projeto mandado para o congresso, e como já dissemos aqui, com o apoio de toda a bancada”, ressaltou Wellington Fagundes.

Para o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, a UFNMT não será um diferencial apenas para o município e sim para todo o médio norte de Mato Grosso.

“A cidade de Sinop vai ganhar muito com isso, os municípios da região vão ganhar, e nós todos. Em conjunto com os nossos prefeito da região, eu tenho certeza que vai dar certo” ressaltou Dorner.

Também esteve presente no evento, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, qual ressaltou que a Universidade Federal do Nortão será de grande valia para os municípios próximos.

“Nós todos estamos unidos por esta proposta, apoiando que seja implantado em Sinop esta Universidade que atenderá a todo médio norte do Mato Grosso. Chega de vaidade, chega de pensamentos unificados, nós precisamos pensar no todo, e hoje nós estamos aqui em nome dos demais prefeitos do consórcio de Desenvolvimento Econômico e Ambiental”, disse Lafin.

Também estiveram presentes na solenidade de recepção ao ministro, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a secretária de Educação de Sinop, Sandra Donatto,  reitor da UFMT, Fábio Lourenço,  secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, como demais autoridades.

“Estou com muita esperança que a gente possa dar esse presente para a nação brasileira, e tudo indica que nós vamos anunciar com a concordância do senhor presidente, para dia 15 de outubro, quais serão as universidades, que serão criadas”, finaliza o ministro Milton Ribeiro.

SINOP: Em evento, ministro da educação mostra apoio para criação de UFNMT 6
(FOTO: Karyna / Portal 93)
SINOP: Em evento, ministro da educação mostra apoio para criação de UFNMT 7
(FOTO: Karyna / Portal 93)

SINOP: Em evento, ministro da educação mostra apoio para criação de UFNMT 8

SINOP: Em evento, ministro da educação mostra apoio para criação de UFNMT 9
(FOTO: Crislaine Molossi / Portal 93)
SINOP: Em evento, ministro da educação mostra apoio para criação de UFNMT 10
(FOTO: Crislaine Molossi / Portal 93)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat