Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

“Efeito fumacê dura 30 minutos quando liberado no ar”, alerta coordenador

Essa medida é pouco eficaz se a comunidade não entender a real função dos nebulizadores

A Prefeitura de Sinop tem colocado em ação todas as estratégias necessárias para eliminar a dengue do município. Um dos trabalhos que está sendo realizado para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti é o fumacê. No entanto, a população não pode se acomodar e deixar de praticar todas as medidas preventivas, confiando. Quem faz o alerta é o coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua.

Segundo o responsável, o fumacê é pouco eficaz se a comunidade não entender a real função dos nebulizadores, ou, então, confiar apenas nestes instrumentos – que servem para atacar o mosquito já na fase adulta. Mais vale evitar que o inseto chegue nesta fase. “As equipes de campo identificaram que parte da população se despreocupou quanto aos cuidados diários de seus imóveis, por conta da falsa ideia que o fumacê é uma solução definitiva. A única maneira de eliminar de vez a doença é não deixando o mosquito nascer. O efeito da nebulização com inseticida dura, até, 30 minutos quando liberado no ar, mas o produto atinge, apenas, mosquitos adultos voando no momento em que o veneno é usado’, esclarece o coordenador.

As ações com o fumacê iniciaram no dia 25 de fevereiro, como medida necessária devido à situação epidêmica de dengue no município.  A estratégia conta com três veículos equipados com nebulizadores de aerozol a frio UBV (leco), disponibilizados pelo Estado, e uma equipe municipal de três motoristas e três operadores de bomba.

Mutirão

Entre 13 de janeiro e 27 de fevereiro o mutirão contra a dengue deflagrado em âmbito Prefeitura de Sinop, sob determinação da prefeita Rosana Martinelli, vistoriou 90 bairros. O número de imóveis trabalhados chegou a 46.968.

De acordo com o relatório, em 1.355 imóveis foram encontrados focos do mosquito; em 1.087 houve o tratamento com larvicida. Já o total de imóveis fechados até a data chegou a 16.774, ainda considerado um alto número. Mais de 80 caçambas de lixo foram recolhidas desde o início do trabalho.

A gestão, com o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, também, lançou uma nova ação, na qual as equipes retornaram aos bairros já vistoriados, em horário diferenciado, de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 13h, e aos sábados, das 8h às 17h. Em duas semanas, a operação já resultou em, aproximadamente, mil casas recuperadas e 71 criadouros eliminados.

Para auxiliar no trabalho, foi implantado o monitoramento com drones para a verificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas coberturas das empresas e residências compreendidas da Avenida dos Jacarandás a Avenida das Itaúbas e da Avenida das Figueiras a Avenida das Embaúbas (quadrilátero central).

Outras ações

As limpezas de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico já foram realizadas em 90% do município, além das multas emitidas para proprietários de terrenos particulares que estão sujos. As equipes da Secretaria de Obra têm mantido uma média de 25 bocas de lobo limpas por mês, troca de mais de 60 tampas de bueiros que estavam quebradas, e recolhimento de todo o lixo e entulhos descartados irregularmente nos valetões.

Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop foram recebidas, neste período, 1.292 ocorrências. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

Atendimento médico

Os postos de saúde Maria Vindilina II, Primaveras e Violetas, estão atendendo em horário estendido, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h. O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua, em livre demanda, com coleta e resultados de exames na própria unidade e, se houver a necessidade, o paciente já recebe, no posto a hidratação com soro. (Da assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies