Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Dos anos 2000 à atualidade: jogos que acertaram em cheio nos efeitos sonoros originais

Desde os primórdios da indústria de jogos eletrônicos, a música sempre foi encarada como algo primordial na produção de games. Logo, nessa parceria que já dura mais de 40 anos, os jogadores foram presenteados com verdadeiras obras-primas de composições que continuam marcando gerações.

Talvez, o maior exemplo disso seja a inconfundível e genial trilha sonora de Super Mario Bros. Título lançado em 1985, o game da Nintendo jamais perdeu a sua relevância com o passar do tempo e não há dúvidas que muito desse status estelar acaba passando pela identidade sonora que a franquia preserva junto à comunidade de usuários em todo o mundo.

Photo by Freepik

Sendo assim, logo na sequência iremos trazer à tona algumas das melhores trilhas sonoras originais de jogos lançados no século XXI que, de um jeito ou de outro, acabaram bebendo dessa fonte de clássicos como Super Mario Bros.

Crash Twinsanity (2004)

Clássico dos anos 2000, nos consoles Playstation 2 e Xbox, Crash Twinsanity é o quinto jogo da famosa série de aventura Crash Bandicoot. Sendo que esse título foi o primeiro a explorar o mapa do game com maior liberdade de jogabilidade, em estilo mundo aberto.

Na trama, o protagonista Crash Bandicoot — uma espécie de marsupial australiano geneticamente modificado por cientistas e que conta com várias habilidades — tem como objetivo atrapalhar os planos dos Evil Twins, uma dupla de papagaios mutantes que está prestes a acabar com a ilha N’Sanity.

Embora existam vários itens a se destacar, como jogabilidade imersiva em 3D e adição de novos personagens, um dos pontos que mais chama a atenção em Crash Twinsanity é certamente a sua rica trilha sonora original.

Não por acaso, para muitos fãs, as faixas de áudio presentes no game estão entre as melhores de toda a série Crash Bandicoot, com destaque para a música N. Sanity Island — que acabou se tornado um clássico.

Além disso, no geral, as músicas se encaixam muito bem no design de som do jogo. Nas fases de clima tropical o foco está em ritmos que dão ênfase a sons criativos e animados, como tambores típicos de lançamentos anteriores da franquia.

Já nos cenários de temperaturas mais baixas, por sua vez, são os ritmos de pop-jazz e algumas referências à origem do rock que tomam conta.

Journey (2012)

Um dos melhores jogos indie de todos os tempos, Journey foi lançado originalmente para Playstation 3 e, anos mais tarde, ganhou versões para Playstation 4 e PC Windows.

Na trama de Journey, você é convidado a controlar um personagem encapuzado em meio a um vasto e misterioso deserto, repleto de ruínas e templos abandonados. Sendo que, a cada nível, o usuário pode se juntar a outros jogadores online e assim formar uma parceria para explorar o cenário.

Tudo isso acompanhado de efeitos visuais incríveis e produção sonora indicada à “Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual”, na premiação do Grammy 2013. Foi a primeira vez na história que um jogo de videogame foi indicado no Grammy Awards, o “Oscar da música”.

Como título de curiosidade, as faixas musicais de Journey foram construídas em aproximadamente três anos, tamanho foi o nível de capricho do compositor Austin Wintory, responsável por essa obra-prima sonora.

O mais incrível é que as músicas são dinâmicas e reagem às ações do jogador em tempo real e com um nível de precisão impressionante, algo que revolucionou a indústria gamer nesse aspecto.

Jogo do Foguetinho (2022)

No Jogo do Foguetinho, slot de estilo crash que também é conhecida como jogo Spaceman no Brasil, temos como centro das atenções um extrovertido e destemido astronauta que, assim como a Nasa, está sempre pronto para explorar novos planetas e galáxias.

Por ser do gênero crash, o título é fácil de se aprender a jogar e muito bem otimizado para rodar em dispositivos desktop e aparelhos móveis, como smartphones e tablets. Sendo que, no campo de ação, toda vez que o astronauta decolar rumo a novos planetas e o jogador tiver uma aposta ativa, multiplicadores começarão a impulsionar seus ganhos progressivamente.

Porém, a chave do jogo está em tentar adivinhar o momento certo de fazer a retirada do dinheiro com a ajuda da ferramenta “cashout” antes que o astronauta colida no espaço e volte para o ponto de partida.

Sendo assim, além de promover boas doses de entretenimento para os amantes do espaço sideral, o Jogo do Foguetinho também se destaca pelos seus imersivos efeitos sonoros.

A chave para o sucesso musical nessa slot está na sincronização perfeita com o personagem e sua incansável aventura espacial. Na medida que o protagonista do jogo ganha altitude, uma faixa sonora principal aumenta seu ritmo progressivamente, enquanto ao fundo, um outro efeito de som surge a cada vez que o personagem aumenta em 1 o seu multiplicador.

Combinações de fatores essas que proporcionam uma real sensação de imersão com o que acontece na tela.

Dica de jogo nacional: conheça o God of Rock

Jogo de produção da divisão brasileira da Modus Games, God of Rock surpreendeu ao desenvolver um divertido game musical de luta e com comandos de controle que remetem ao estilo da clássica série de jogos Guitar Hero.

Ou seja, é uma ótima pedida para gamers que gostam de trilhas sonoras animadas e se identificam com as principais referências do Rock’n Roll, já que o visual de um dos personagens da atração é inspirado no lendário Elvis Presley, o “Rei do Rock”.

Por fim, vale destacar que o título foi desenvolvido para os consoles de última geração do mercado e também para PC Windows.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies