Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Dorner pede mandado para congelamento da tarifa de água

A Prefeitura foi notificada do aumento tarifário da água na terça-feira, e desde então, se manifestou contrária dizendo que buscaria a justiça como aliado para barrar esse possível aumento; confira mais detalhes!!

Desde que assumiu o Executivo Municipal, Roberto Dorner vem imprimindo um ritmo bastante dinâmico nos trabalhos da Prefeitura de Sinop e, mesmo tendo decretado recesso natalino nos órgãos e departamentos públicos, os trabalhos do administrativo e, principalmente, da Procuradoria Jurídica, seguem em regime de plantão.

Por isso, Dorner decidiu não esperar a virada do ano e pediu para que os advogados da Prefeitura protocolassem, já na última sexta-feira, 24, véspera de Natal, um mandado de segurança propondo o congelamento do atual valor da tarifa de água e derrubando o aumento excessivo concedido pela Agência Reguladora de Serviços (AGER) à concessionária de serviços públicos de abastecimento de água, Águas de Sinop S. A., concedido no último dia 21.

O mandado de segurança, que pede o congelamento imediato da tarifa de água, leva em consideração fatores como o período pandêmico, o longo período de vigência contratual e a expressiva mudança que o índice escolhido e previsto em contrato de concessão pública (IGP-M) apresentou, entre os anos de 2020 e 2021, sendo considerado a segunda maior alta desde o fim da hiperinflação provocada pelo plano Real, em 1994. O mandado de segurança leva em consideração, ainda, que, água tratada e esgotamento sanitário são considerados saúde. Um reconhecimento feito, inclusive, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A peça inicial se apega, também, em elementos gerados pelo Congresso Nacional e Constituição Federal.

A Prefeitura de Sinop foi notificada da concessão do direito ao aumento tarifário da água na terça-feira, 21, e, desde então, já se manifestou contrária dizendo que buscaria a justiça como aliado para barrar essa possível lesão financeira ao munícipe sinopense. Na sequência, ao saber, pela mídia, do posicionamento do prefeito Roberto Dorner em relação ao aumento abusivo, a AEGEA, que é quem é a mantenedora da Águas de Sinop, procurou pelo Executivo municipal para propor conversa e negociação do aumento tarifário, porém, sem abrir mão do montante do reajuste ora proposto. Irredutível, Dorner manteve o posicionamento de pedir o congelamento da atual tarifa até que se conclua o plano de saneamento básico que o município já vem trabalhando a fim de que seja feita uma revisão de contrato de concessão pública firmada no passado.

O mandato de segurança também leva a assinatura do Departamento Jurídico do Legislativo Municipal, ou seja, a Câmara de Vereadores também é parceira na luta em favor do direito do consumidor sinopense por serviços públicos de qualidade e apreço justo.

(Com Prefeitura de Sinop)

Leia Também

Homem É Preso Por Tentativa De Roubo A Banco E Cárcere Privado Em MT

Roberto Dorner Recebe Prêmio De Prefeito Destaque Do Ano Em MT

Tentativa De Roubo Deixa Pessoas Baleadas Em Sinop

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies