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Dicas de endomarketing para crescimento exponencial da empresa

O marketing é um conceito muito importante para as empresas, pois visa compreender as necessidades e comportamentos do público-alvo para oferecer produtos e serviços de valor, seja para o marketing tradicional, ou mesmo no endomarketing.

Inclusive, um detalhe interessante é que o marketing não serve apenas para as ações externas da empresa. 

Assim, os profissionais podem implementar o endomarketing, uma ação que visa melhorar o ambiente interno de trabalho, mantendo os colaboradores engajados.

O que é endomarketing?

O endomarketing consiste em um conjunto de estratégias e análises voltadas para a parte interna da empresa, ou seja, campanhas criadas especialmente para os colaboradores, visto que são os principais representantes de uma marca.

Dicas de endomarketing

O marketing focado no ambiente interno tem se tornado uma estratégia importante nos negócios, sendo o endomarketing um conceito que, ao ser implementado de forma inteligente, pode gerar bons resultados, reduzindo custos na contratação de colaboradores e fazendo com que os funcionários se mostrem mais energéticos e empenhados.

Basicamente, o principal objetivo desta estratégia é estimular os funcionários em diversos setores da empresa,  fazendo com que gerem resultados expressivos para a empresa com muito engajamento e motivação. 

Um detalhe importante é que o endomarketing pode ser adotado em empresas de diferentes áreas, desde uma desentupidora de esgoto Zona Sul, até as que atuam no ramo varejista, já que esta estratégia visa a melhoria interna para a companhia.

O principal objetivo do endomarketing é aumentar a atração e retenção dos colaboradores, melhorando o engajamento e alinhamento da equipe conforme os objetivos estratégicos da empresa.

Para os benefícios acontecerem, os gestores precisam criar um clima organizacional agradável para motivar os funcionários a darem o melhor de si para ajudar a empresa a conquistar excelentes resultados.

Afinal, um bom clima organizacional é tão importante quanto um preço de gas para geladeira acessível, só que neste caso para que as relações profissionais e interpessoais ocorram de modo a manter os profissionais estimulados.

Isso significa que as rotinas, produtos e serviços de qualidade para os clientes têm a mesma importância que um bom ambiente de trabalho para os gestores e colaboradores, permitindo que as atividades e até o atendimento ocorra de forma mais qualificada. 

Objetivos e estratégias do endomarketing

O conceito de endomarketing possui alguns objetivos que podem ajudar muito na rotina dos gestores, bem como na retenção e estímulo de talentos, otimizando os fluxos de trabalho.

Para realizar a implementação desta estratégia no ambiente interno da empresa algumas etapas podem ser seguidas, oferecendo diferentes vantagens e visando determinados objetivos. Confira os principais aspectos a seguir:

1. Comunicação com eficiência

A essência do endomarketing é a atratividade e o alinhamento, ou seja, a transformação de informações importantes da empresa em algo que os colaboradores tenham vontade de participar e disseminar.

Todo o conhecimento e assuntos da empresa precisam ser internalizados pelos funcionários para gerar a sensação de orgulho em fazer parte da equipe, “vestindo a camisa” e ajudando no sucesso.

Quanto mais atrativas e acessíveis forem as informações para os colaboradores, ficando sempre disponíveis para o acesso, mais motivados eles podem ficar e, assim, a empresa pode ter um bom desempenho.

2. Alinhamento estratégico dos colaboradores

A comunicação efetiva é muito importante para manter a equipe de trabalho sempre bem alinhada. 

Deste modo, os profissionais do departamento de RH (Recursos Humanos) podem, por exemplo, aplicar pesquisas de satisfação com os colaboradores e identificar as principais dores e necessidades.

Este método é uma maneira de ver a percepção que o funcionário tem da empresa e do ambiente de trabalho. Os resultados da pesquisa ajudam os gestores a identificarem se há falhas nos processos internos e como isto pode se refletir no bem-estar dos colaboradores.

Além disso, com o endomarketing, os profissionais podem criar um planejamento estratégico para alinhar as equipes de trabalho com os objetivos da empresa, desenvolvendo-os em conjunto e estimulando os colaboradores, visto que terão uma visão “global” dos processos e importância da atividade exercida.

Este processo pode ser feito, por exemplo, em uma clinica particular urologista e em empresas de diferentes áreas, sempre com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho para todos: gestores e colaboradores.

3. Aposte na realização de eventos internos

Antes do endomarketing, é necessário pensar no marketing em si, para entender e aplicar de melhor forma as estratégias para área interna da empresa. 

Inclusive, entre as campanhas, as relações interpessoais são um ótimo começo para promover o networking entre os colaboradores e criar a sensação de unidade e disseminação da cultura.

A organização de eventos, palestras e debates são exemplos interessantes para melhorar o engajamento dos funcionários, motivando-os a pensar no seu crescimento pessoal e de que forma isto pode ajudar a empresa.

4. Ações integrativas

O sucesso do endomarketing está diretamente relacionado a boas relações interpessoais. 

Sendo assim, investir em ações que ajudam a aproximar mais os colaboradores e criar um clima de colaboratividade pode ser uma boa solução.

Comemorações dos aniversariantes do mês, confraternizações de fim de ano, churrascos, eventos beneficentes e outros formatos são opções interessantes para promover a troca de experiência entre os colaboradores.

5. Ofereça benefícios e recompensas

Investir na distribuição de brindes, por exemplo, uma bolsa ecobag personalizada para toda a equipe é algo simples, mas que pode deixar os funcionários felizes. 

Pensar em outros benefícios como: dia de folga, viagens pagas pela empresa, bonificações por metas cumpridas e ingressos de cinemas são outros exemplos que podem motivar muito os colaboradores.

6. Disseminação da cultura organizacional

A cultura organizacional é algo importante no ambiente empresarial, pois se trata da essência da empresa. 

Isto pode ser percebido na maneira como os negócios são realizados e a forma como são tratados os clientes e funcionários, visto que a cultura é reproduzida em todas as etapas de serviço e atendimentos.

Esta cultura consiste no conjunto de crenças e hábitos estabelecidos para a empresa, através de normas, atitudes e valores que devem ser compartilhados por todos os membros, criando uma personalidade ao negócio e para entenderem os princípios que fazem parte da identidade da empresa que constroi piscina.

Todas as informações que compõem a cultura organizacional da empresa podem ser aprimoradas e compartilhadas ao longo do tempo para manter a equipe sempre alinhada.

Estas são algumas das diversas estratégias de endomarketing que podem ser aplicadas nos negócios para melhorar o ambiente interno e, consequentemente, a produtividade.

Benefícios do endomarketing nos negócios

Como pode ser percebido, o endomarketing pode ser bastante diverso, com atuação ampla.  Por conta disso, diversos benefícios podem ser sentidos. 

Entre as vantagens de apostar no endomarketing nas empresas estão:

  • Motiva os funcionários;
  • Melhora e aumenta a produtividade;
  • Manutenciona/engaja os talentos da empresa;
  • Amplia a lucratividade da companhia;
  • Traz mais engajamento nas equipes;
  • Proporciona uma gestão impecável;
  • Traz mais segurança.

Estes são os principais benefícios que podem ser aproveitados pelas empresas que realizam investimentos em estratégias de endomarketing. 

O conceito e suas técnicas podem ser aplicados em diversos segmentos, ou seja, em empresas de automação residencial preço, ou mesmo áreas do varejo, demandando acompanhamento e adequação para as necessidades de cada estabelecimento

Endomarketing para a área de RH

Os gestores das empresas precisam estar sempre implementando novidades para melhorar o ambiente de trabalho. 

O endomarketing pode ajudar nas melhorias, fazendo muita diferença na motivação dos colaboradores.

O segredo do sucesso está na capacidade criativa dos gestores, ou seja, na coragem para mudar paradigmas antigos em prol do sucesso da empresa.

Ações de endomarketing que os gestores podem implementar

Já que o endomarketing é uma ferramenta que ajuda a parte estratégica da empresa, pensar em ações que promovem mudanças positivas é o caminho para o sucesso com os clientes e assim o melhor aos clientes.

As ideias que podem ser colocadas em prática são:

1. Feedbacks mensais

O Feedback é muito importante e permite que os processos e melhorias sejam discutidos com as equipes de trabalho. 

Este método pode ser aplicado sempre que necessário para melhorar as ações e, assim, conversar sobre o desempenho pode se tornar uma cultura na empresa e melhorar o desempenho dos profissionais como um todo.

2. Investimentos em cursos e treinamentos

Os colaboradores de diversos setores da empresa podem ter interesse em aprender novas atividades, algo muito positivo para a companhia. 

Desse modo, promover a oportunidade de acesso ao conhecimento de novas ferramentas é um modo da empresa ter bons resultados e trazer valorização aos colaboradores e fazendo-os ver que a empresa se importa com seu trabalho e desenvolvimento, fidelizando-os.

3. Apresentação de ideias

Dar espaço para os funcionários se expressarem e dizerem suas ideias para melhorar o trabalho é algo que pode render muitos ganhos para a empresa, seja otimizando um fluxo ou dando espaço para os colaboradores, que se sentem parte do processo de tomada de decisão.

Essa exposição pode ser desde uma melhoria na infraestrutura e instalações, por exemplo, um cabeamento de rede SP, ou ideias para o gerenciamento da parte administrativa, produtiva e outros setores da empresa.

4. Plano de carreira

Um plano de carreira é algo que muitas pessoas desejam para alcançar promoções e ocupar novos cargos/desafios na empresa,  além de demonstrar a valorização do profissional. 

Tal fator, além de estimular os colaboradores, favorece a abertura do corpo laboral para novas oportunidades, mudanças e desafios.

Por isso, os gestores devem elaborar um bom planejamento de carreira efetivo para atrair e evitar a rotatividade de funcionários, o que pode ser bastante custoso.

Considerações finais

No decorrer deste material, pode-se perceber a importância e impactos do endomarketing nas empresas, seja uma multinacional ou uma clínica que oferece Raio X veterinário preço.

Portanto, os investimentos em estratégias de endomarketing para o seu negócio é o modo de ter um excelente desempenho, com colaboradores mais motivados e gestores mais confiantes para atender os clientes com qualidade e ter um bom faturamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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