Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Deputado afirma que 70 mil vacinas foram perdidas por estado

Segundo o deputado estadual Lúdio Cabral, registros do Ministério da Saúde mostram que 327.436 doses de CoronaVac foram destinadas à aplicação de segunda dose, porém a quantidade aplicada, até o momento, é de 258.074.

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou que mais de 70 mil doses da vacina CoronaVac podem ter sido perdidas no Estado de Mato Grosso, ao passo que 39 mil pessoas estão com a segunda dose do imunizante atrasada, por falta de vacinas.

Segundo o deputado, os dados são frutos de um monitoramento que ele próprio faz desde o início da campanha de imunização contra a covid no Estado, iniciada em janeiro deste ano.

O deputado disse que Mato Grosso recebeu, segundo registros do Ministério da Saúde, 327.436 doses de CoronaVac destinadas à aplicação de segunda dose, porém a quantidade aplicada, até o momento, é de 258.074.

Restam, portanto, 69.362 doses dos imunizantes que deveriam ser aplicados com aproximadamente 40 mil pessoas à espera da vacinação.

Lúdio considera a situação “grave”, já que 39 mil pessoas estão sem receber as duas doses da vacina da Sinovac. Na sexta-feira (18), o deputado disse, em seu Twitter, que “num cenário de escassez de vacina, é inadmissível o desperdício de doses por qualquer motivo, mas principalmente por motivos evitáveis como falta de seringas adequadas”.

O deputado ainda afirma que o levantamento feito por ele é parcial, e que fará uma consulta com cada um dos municípios a fim de saber o que aconteceu com as doses da CoronaVac.

Algumas das hipóteses levantadas pelo deputado é que essas doses possam ter sido aplicadas e não registradas nos respectivos sistemas das secretarias. Segundo Lúdio, “esse impacto é pequeno”. Outra justificativa é de que a aplicação dos imunizantes pode ter sido feita em outro público, ou a perda pode ter sido derivada do uso de seringas inadequadas.

O deputado informou que vai encaminhar um requerimento solicitando explicações do Ministério da Saúde, secretarias municipais de saúde e também à Secretaria Estadual de Saúde a respeito das mais de 70 mil doses que não constam aplicadas.

Procurada, a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde informou que a pasta vai emitir um comunicado esclarecendo a divergência entre a quantidade de doses recebidas e aplicadas.

Deputado afirma que 70 mil vacinas foram perdidas por estado
(FOTO: Prefeitura de Sinop)

(Com Gazeta Digital)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies