Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

DECRETO: Saiba como descobrir se sua empresa é serviço essencial

Após publicação do decreto municipal, o comercio geral ficou em dúvidas sobre a classificação de serviços essenciais no Decreto Federal. Acesse e saiba agora como você pode descobrir se a sua empresa poderá abrir as portas !!!

No sábado (27), o Prefeito Roberto Dorner emitiu o decreto municipal, instituindo quarentena obrigatória por 10 dias, conforme a determinação do Decreto do Estado de Nº 874/2021.

O prefeito também incluiu no documento, o Decreto Federal de N º 10.282 onde classifica serviços essenciais em todo o território nacional. Com essa decreto incluído pelo prefeito Roberto Dorner, vários comércios poderão abrir as portas nestes 10 dias, desde que se enquadrem como essenciais no decreto federal.

Em entrevista a 93FM, o procurador jurídico Ivan Schneider disse que as empresas devem procurar consultar o seu contador e jurídico, para verificar se pode ou não fazer a abertura do comércio nos 10 dias.

 

O departamento de Jornalismo da 93FM, irá apresentar agora um passo a passo onde você pode fazer as suas pesquisas, de forma online, para encontrar a descrição da sua empresa, e fazer as pesquisas no decreto  federal. 

 

1- Consulta de CNPJ na Receita Federal

No site da receita federal, você pode ter acesso ao Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica pela Internet em consonância com a Instrução Normativa RFB nº 1.863, de 27 de dezembro de 2018.

Através do Comprovante do CNPJ você consegue verificar qual é o CÓDIGO DE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL, após essa consulta, você irá no decreto federal de nº 10.282 e irá verificar conforme o nome descrito, se a sua atividade é considerada principal ou não.

O primeiro passo é acessar o site: Consulta CNPJ Receita Federal . O link irá te direcionar para a parte de consultas jurídicas e situações cadastrais.

DECRETO: Saiba como descobrir se sua empresa é serviço essencial 4
(FOTO: ACESSO RECEITA FEDERAL)

Depois clique na primeira opção apresentada pelo site, onde esta escrito ” Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral“. Este aceso ira te direcionar até a parte, onde você consulta o seu CNPJ. Logo após é só você colocar  numero do CNPJ da sua empresa, cumprir com o pedido de segurança do reCAPTCHA, e terá virtualmente o cartão do CNPJ da sua empresa .

DECRETO: Saiba como descobrir se sua empresa é serviço essencial 5
(FOTO: Acesso Receita Federal)

No cartão  de CNPJ, você verá o CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL, logo após faça uma consulta no decreto federal e verifique se a sua empresa é considerada essencial

 

2- IBGE CONCLA

O IBGE disponibilizou um site onde você pode pesquisar códigos ou atividades econômicas na CNAE. O usuário pode encontrar, a partir da digitação da descrição de uma dada atividade ou de uma palavra-chave, os códigos das classes CNAE ou subclasses CNAE, que contêm as palavras digitadas, ou a partir da especificação de um código, o conjunto de atividades a ele associadas;

Indicar a posição de cada código na estrutura da CNAE, incluindo o desdobramento de subclasses CNAE e as Notas Explicativas de seu conteúdo.

O primeiro passo é você acessar o link do IBGE CONCLA 

DECRETO: Saiba como descobrir se sua empresa é serviço essencial 6
(FOTO: Site IBGE)

Com uma pesquisa simples da sua profissão, você consegue ter acesso a descrição da atividade econômica principal, juntamente com o código.

Logo após a consulta no site do IBGE, verifique no decreto federal se a sua profissão é considerada essencial ou não.

 

Vale ressaltar que os comércios considerados de forma essencial, e que estarão abertos nos 10 dias do decreto municipal, deverão seguir os protocolos de biossegurança, assim podendo diminuir o contágio da COVID-19. O recado não se aplica apenas aos “PJs”, mas também as pessoas físicas, na qual devem também seguir os protocolos de segurança.

 

 

 

Quer se manter informado? Entre em nosso Grupo de Notícias e saiba tudo que acontece em Sinop e região. Acesse agora !!!

⇒ WHATSAPP 

⇒ TELEGRAM 

⇒ Envie uma mensagem para o Jornalismo da 93FM, e tire as suas dúvidas

 

Leia também – Incêndio Atinge Ala Em Santa Casa De Rondonópolis

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies