Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Consumo do rádio cresce e região Centro-Oeste se destaca

Com mudanças durante a pandemia, o consumo de rádio cresceu, e passou a alcançar 80% dos brasileiros, ganhando o favoritismo do público.

Conforme o Inside Rádio 2021, estudo feito pela  Kantar IBOPE Media, o consumo do rádio cresceu e está alcançando pelo menos 80% dos brasileiros. A região Centro-Oeste, está dentro das que mais se destacam, quando o assunto é o aumento no alcance de ouvintes.

Em uma análise feita em 13 regiões metropolitanas, se chegou na conclusão de que um ouvinte fica em média 4h26 minutos, consumindo o conteúdo radiofônico.

Mesmo sendo um meio de alcance para todos os tipos de públicos, a faixa etária que mais consome rádio, são as pessoas de classe C, totalizando 43%, seguidas de perto pelas classes A e B (40%).  Em relação à idade, os públicos que se destacam são as pessoas acima de 60 anos (21%), de 30 a 39 anos (20%) e de 40 a 49 anos (19%). Sendo desses 52% do público são mulheres e 48% homens.

Com a pandemia, veio uma mudança gradativa, afetando também diretamente os locais onde as pessoas ouvem rádio. Com uma vantagem disparada, são 71% do público que consomem o conteúdo de casa, e 24% no carro. Em estudos feitos em 2020, os números mostravam que 78% das pessoas escutavam de casa, e 18% no carro.

Um outro dado interessante, mostra que o consumo de rádio online também aumentou. Mostrando que 10% da população declara ter ouvido rádio pela internet nos últimos 30 dias. Esse publico passou por dia, em média, 2 horas e 44 minutos conectados ao rádio.

Entre os ouvintes de rádio web, o celular é o favorito para o consumo do meio (66%), seguido pelo computador (37%) e por outros equipamentos (8%).

O perfil do ouvinte web apresenta características distintas: ligeiramente mais masculino (51%), com uma concentração na classe AB (67%) e mais jovem, com 57% dos ouvintes entre 20 e 39 anos.

Com essas diferentes possibilidades de formatos para impactar o público, também se criam mais oportunidades para marcas e anunciantes.

De acordo com a pesquisa, os comerciais que surgem entre os programas e as músicas são o formato que mais capta a atenção dos ouvintes (50%), seguido por promoções durante a programação das emissoras de rádio (28%).

No primeiro semestre de 2021, quase 5 mil anunciantes investiram em publicidade no meio. Desses, 2376 anunciantes veicularam anúncios exclusivamente no meio. Entre os diferentes setores que direcionaram seus recursos de mídia. Serviços ao Consumidor (30,6%), Comércio (26,8%) e Financeiro e Securitário (7,8%) se destacam. Juntos, os três segmentos concentram quase 2/3 do investimento total em anúncios veiculados no meio de comunicação.

(Com informações Portal POPline)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração 

 

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies