Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Comporta do Rio São Francisco é acionada por Bolsonaro

O Presidente participou do ato de acionamento da comporta do Eixo Norte, que deve levar as águas até o Estado do Ceará.

A comporta do Eixo Norte, do projeto de Integração do Rio São Francisco, foi acionada na manhã desta sexta-feira (26), por diversas autoridades, com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro. O Projeto teve início com as obras de transposição do Rio São Francisco, em 2007, com previsão para ser entregue em 2010.

O projeto de integração só deve ser concluído no próximo ano, que é a expectativa do atual Governo no Brasil. De acordo com a Agência Brasil de Comunicação, Bolsonaro disse que o Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma “novela enorme que está chegando ao fim”. A cerimônia de acionamento aconteceu em Penaforte, no Ceará.

Em 2017, o ex-presidente Michel Temer (MDB), participou do ato de acionamento da comporta do Eixo Leste e, posteriormente, os ex-presidentes do PT, Lula e Dilma fizeram um ato simólico de inauguração, mesmo sem cargos eletivos. As primeiras obras foram iniciadas pelo Exército brasileiro.

Bolsonaro, presidente da República, disse em entrevista que nenhuma obra deve ficar parada e que a expectativa é de que no próximo ano, o projeto de transposição seja concluído.

“Foi uma recomendação desde o início do governo que não deixaríamos nenhuma obra parada. Faz parte do nosso compromisso e ficamos muito felizes em trazer água para quem precisa”, disse o presidente em entrevista à TV Brasil, ao final do evento. “[O projeto vai beneficiar a] agricultura, irrigar terras, levar água para casa do cidadão nordestino que sempre teve carência disso. É uma novela enorme que está chegando ao fim”, completou.

Com a ação de hoje, a água que já abastece o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passará pelo Túnel Milagres, na fronteira dos dois estados, começará a encher o Reservatório Jati, no Ceará, e seguirá, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

Em nota, o ministro Rogério Marinho afirmou que “além de garantir água a milhões de pessoas, o Eixo Norte impulsionará o desenvolvimento econômico na região que sempre enfrentou muita escassez hídrica. O governo do presidente Jair Bolsonaro priorizou os recursos necessários para a continuidade desta obra e, hoje, comemoramos o avanço das águas do ‘Velho Chico’ sertão afora”.

Camilo Santana, Governador do Ceará, ressaltou a importância da obra para o Estado e país, em sua conta no Twitter, já que não esteve presente na cerimônia, devido a pandemia do novo coronavírus.

“Hoje é um dia importante para o nosso Ceará: a chegada das águas do São Francisco, uma obra de imensa relevância para nosso estado. Que foi concebida e tocada no Governo Lula, com apoio do ex-ministro Ciro, e continuada pelos Governos Dilma, Temer e, agora, Jair Bolsonaro (Cont.)”

Comporta do Rio São Francisco é acionada por Bolsonaro
PrintScrn do Twitter do governador do Ceará, Camilo Santana. (Foto: Print)

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma hoje 477 quilômetros (km) de extensão em dois eixos, o Norte com 260 km e o Leste com 217 km, e, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, é o maior empreendimento hídrico do país.

“Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas com abastecimento de água”, informou a pasta. (Com Agência Brasil / Andreia Verdélio)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat