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Venda Mais Agora: Você já viu um Chatbot funcionando?

Chatbot Funcionando

Criado para automatizar processos repetitivos dentro das organizações, o Chatbot é uma ferramenta que está cada vez mais presente no cotidiano das empresas.

Mas mesmo com toda a popularidade dessa ferramenta, muitos gestores ainda possuem dúvidas quanto ao seu funcionamento e como colocá-lo em prática.

Isso ocorre porque os Chatbots são tão humanizados, que você pode não ter percebido que estava falando com um robô, ao invés de uma pessoa.

O fato é que se você é um usuário ativo da internet, certamente já se deparou com um bot, mas pode não ter notado devido a naturalidade transmitida por essa ferramenta.

Como citado anteriormente, os Chatbots são programados para se parecerem ao máximo com uma pessoa, e por este fato, muitas vezes o usuário não percebe que está conversando com uma máquina.

Mas quanto a você, já viu um Chatbot funcionando?

Funcionamento Chatbot

Quando um usuário envia uma mensagem para o bot, ele reconhece as palavras-chaves e responde de acordo com o que foi programado em sua memória.

Para que você possa compreender melhor, vamos supor que você tenha uma esfiharia, e um cliente envia a seguinte mensagem para o seu bot:

“_Boa noite, gostaria de receber o cardápio para fazer o meu pedido. ”

O seu bot irá reconhecer primeiramente o cumprimento “boa noite”, e logo em seguida enviará o cardápio para o usuário por ter reconhecido a palavra-chave “cardápio”.

Por conta do cumprimento inicial e pela resposta equivalente ao que o cliente havia solicitado, a sensação que o usuário sente é de estar de fato conversando com uma pessoa real.

Se você costuma utilizar aplicativos de delivery, solicitar informações sobre produtos e serviços, bem como horário de funcionamento e localização, você certamente já conversou com um bot. Pois nos dias de hoje, grande parte das empresas já automatizaram esse processo.

Internamente, as empresas fazem uma espécie de treinamento com o Chatbot, para que ele saiba reconhecer o que está sendo solicitado nas mensagens dos usuários através de frases e palavras-chave.

Esse não é um processo tão simples, pois é um tanto quanto minucioso. Mas após o treinamento, o bot responderá a todas as mensagens automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.

O treinamento dos bots consiste em gravar em sua memória a resposta adequada de acordo com as mensagens mais enviadas pelos usuários.

Normalmente um treinamento básico do bot envolve endereço, horário de funcionamento, informações sobre produtos, prazo de entrega, processos de troca de produtos, pedidos e qualquer outro fator que faça parte do dia a dia da organização.

Assim, quando um usuário envia uma mensagem, o bot já tem a resposta gravada e poderá responder a tudo de forma automática.

Como citado anteriormente, os bots são tão naturais que às vezes sequer percebemos que estamos conversando com uma máquina.

Todos esses fatores fazem dos chatbots uma ferramenta indispensável para empresas que desejam aumentar a sua produtividade e automatizar processos repetitivos.

Tipos mais comuns de Chatbots

  • Chatbot otimizador: Quase todos os bots podem ser descritos como otimizadores, já que eles realizam vendas, tiram dúvidas e respondem a diversas dúvidas dos usuários de forma muito mais eficaz que outros aplicativos e sites.

Se você tem uma pizzaria, por exemplo, pode criar um bot otimizador que apresente o cardápio, anote pedidos de entregas e realize todo o processo da venda de forma automatizada.

  • Chatbot proativo: Os Chatbots proativos são aqueles que fornecem informações. Essa modalidade de bot tenta oferecer informações úteis a seus usuários de forma natural, sem notificações desnecessárias.

Para isso, esse bot analisa dados dos usuários e monitora suas atividades, e no caso de alguma dificuldade ou situação adequada, ele envia orientações e fornece dados que auxiliam o usuário.

  • Chatbot escudo: Os bots escudos são aqueles que estão na linha de frente do atendimento. Eles são responsáveis por responder reclamações e perguntas comuns nos principais canais de comunicação da empresa.

O ponto positivo desse bot é que ele possibilita que os atendentes humanos não precisem responder perguntas básicas como o horário de funcionamento e evita atritos entre atendentes e clientes no caso de reclamações.

  • Chatbot social: Outro ponto superinteressante dos Chatbots é que eles podem ser programados para interagir com mais de uma pessoa por vez. Assim, você pode criar enquetes e pesquisas de mercado que serão utilizadas para aperfeiçoar o desenvolvimento de novos produtos. Gerando um diferencial competitivo para a sua empresa.
  • Chatbot conversacionais: Esta modalidade de bot talvez seja a mais conhecida, pois estabelece longos períodos de conversa com os usuários. Esse bot mistura entretenimento e engajamento, e pode ser utilizado como uma forma de dar vida ao mascote da sua empresa, por exemplo.

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