Centro de atendimento Socioeducativo é inaugurado em Sinop
O CASE conta com uma infraestrutura moderna, com 60 vagas, quatro salas de aula, campo de futebol, dois solários de 547 metros quadrados cada, gerador de energia e guarita.
O governador Mauro Mendes, e o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, inauguraram o Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) masculino de Sinop, destinado à internação de adolescentes que cometeram atos infracionais graves. A nova unidade, localizada no bairro Jussara, próximo ao presídio, e foi construída por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sinop.
O CASE conta com uma infraestrutura moderna, com 60 vagas, quatro salas de aula, campo de futebol, dois solários de 547 metros quadrados cada, gerador de energia e guarita. Inicialmente, 20 adolescentes já estão internados na unidade do socioeducativo. O Governo de Mato Grosso investiu R$ 14,3 milhões na construção da obra e destinou mais R$ 2 milhões para o aparelhamento completo das instalações.
Em seu discurso, o governador Mauro Mendes destacou que esta é a terceira unidade do socioeducativo deste tipo inaugurada pelo governo estadual.
“Já entregamos unidades em Rondonópolis e Barra do Garças, e agora estamos inaugurando em Sinop. Continuamos ampliando essa infraestrutura pública, garantindo mais recursos para o sistema judiciário e a segurança pública. O objetivo é dar a esses jovens a chance de se ressocializar e retornar à sociedade com uma nova perspectiva”, afirmou o governador, ressaltando que o centro também oferece alfabetização aos adolescentes internados.
Mauro Mendes também apontou a necessidade de mudanças na legislação brasileira para punir de forma mais rigorosa os menores infratores.
“É fundamental que o judiciário e o legislativo modernizem as leis. Um adolescente de 16 anos hoje tem total discernimento sobre seus atos, diferente da época em que a legislação foi criada. Cometem crimes bárbaros e, após poucos anos, voltaram às ruas. Muitos criminosos se aproveitam da fragilidade dessas leis, e isso precisa mudar”, criticou.
O promotor de Infância e Adolescência de Sinop, Nilton Padovan, elogiou a nova estrutura do socioeducativo, e enfatizou a importância do centro para a recuperação dos adolescentes.
“Essa inauguração é uma conquista para toda a sociedade. Agora, com essa estrutura física e humana, temos as condições adequadas para alcançar o objetivo de ressocializar esses jovens e devolvê-los à sociedade como cidadãos de bem”, afirmou. Ele lembrou que a inauguração do CASE é o resultado de 15 anos de luta e que o problema da falta de vagas para menores infratores na região será resolvido com o novo centro.
A solenidade da inauguração do socioeducativo contou também com a presença de diversas autoridades, incluindo o procurador de Justiça Paulo Prado, o secretário de Segurança César Roveri, o líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco, vereadores e outras lideranças regionais.
Leia também –
- Operação Pubblicare prende parlamentar por atuar em benefício de facção criminosa
- Brasil alcança feito histórico nas Paralimpíadas de Paris
- Os golpes mais comuns de criptomoedas e como evitá-los
Acompanhe essas e outras notícias no Jornal Integração
Comentários estão fechados.