Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Cabelos com Progressiva: Dicas e Cuidados

Antes de falarmos sobre as melhores dicas para quem tem os cabelos com progressiva, você precisa entender o que é a progressiva em si, quais seus efeitos e tipos. Em sequência iremos abordar dicas importantes para quem deseja mudar e inovar o visual e tem os cabelos sob o efeito da progressiva.

O que é a progressiva para cabelos?

A técnica de progressiva para cabelos, nada mais é que uma escova que promove alisamento e redução de volume em cabelos cacheados e mais volumosos. Porém não é regra que somente cabelos cacheados e volumosos usem a escova progressiva, muitas pessoas que apresentam os cabelos lisos, mas um pouco volumosos ou indefinidos optam por fazer a escova progressiva nos fios.

A escova ganhou esse nome devido à progressiva evolução no alisamento dos fios, ou seja, quanto mais faz melhor o resultado.

Há alguns anos atrás, a progressiva apresentava altas concentrações de formol, porém com o passar dos anos a Anvisa proibiu essa substancias nos produtos químicos e hoje em dia a porcentagem de formol nos produtos é quase nula.

Atualmente utiliza-se outras substâncias no lugar do formol, que é o caso do tioglicolato de amônio e etalonamina que causam menos efeitos colaterais nos fios.

Como é feita a aplicação da escova progressiva nos fios?

Por estar manipulando um produto químico, o ideal é que você procure por um profissional qualificado e acostumado a manusear o produto.  O melhor é não tentar aplicar o método da progressiva em casa, para não acontecer casos de queimaduras e intoxicações. 

Logo, em um salão o profissional irá lavar os fios de cabelo com shampoo de limpeza profunda, secar os cabelos com auxílio de um secador, aplicar o produto, esperar agir e depois seca novamente com o produto já ativado. Para finalizar, sela os fios com a chapinha quente.

Qualquer pessoa pode fazer a escova progressiva?

O objetivo da escova progressiva é reduzir volume e dos fios, logo é indicada para cabelos crespos e volumosos, porém não é a melhor opção para cabelos afro, pois esses apresentam fios porosos podendo ser danificados pela técnica da progressiva.

Crianças, gestantes e lactantes também são desaconselhadas de fazer a técnica pois mesmo que com taxas mínimas, a escova progressiva apresenta certa porcentagem de produtos químicos considerados fortes.

Quem tem alongamento de fios, como é o caso do megahair também não deve realizar a progressiva pois uma das etapas necessárias é a escova. Logo, é preferível fazer a progressiva e só depois colocar o alongamento nos cabelos.

Quais os tipos de progressiva existentes no mercado?

Atualmente existem cerca de 7 progressivas atuantes no mercado. Cada uma delas é indicada para certo tipo de cabelo e quem orienta quanto à escolha é sua cabeleireira de confiança.

Vamos aprender um pouco sobre cada tipo para que você fique por dentro do assunto quando precisar escolher alguma:

– Escova de chocolate: é indicada para reduzir o volume dos fios, sendo que existe a versão com e a sem formol. A versão com formol visa reduzir volume e frizz e aumentar a maciez e brilho dos fios, já a versão sem formol tem foco na hidratação e nutrição dos mesmos. É composta geralmente por queratina, cacau, cafeína e outras substâncias, sendo ideal para quem vai alisar os cabelos pela primeira vez, pois essa progressiva agride menos os fios.

Há alguns relatos que até as gestantes podem utilizar esse tipo de progressiva.

– Escova Marroquina: é a mais indicada para cabelos cacheados e ondulados, volumosos, ressecados e quebradiços, pois apresenta em sua composição argila branca, óleo marroquino e formol (0,2%) que confere aos fios hidratação. É a escova de maior durabilidade, que vária de 3 a 5 meses.

– Escova inteligente: indicada para cabelos já lisos que desejam reduzir um pouco o volume. Possui em sua composição queratina, proteínas, minerais, óxido acetamine e formol (0,2%). Essa progressiva revitaliza os fios e melhoram o aspecto das pontas duplas por exemplo.

– Escova Americana: o diferencial dessa progressiva é o uso de guanidina. É uma escova com longa duração, podendo chegar a 6 meses, e indicada para cabelos cacheados e ondulados com muito volume. Confere aspecto natural e mantem os fios hidratados e nutridos.

Vale lembrar que cabelos quimicamente tratados com amônia, tioglicolatos, hidróxido de sódio e henê não são indicados a fazer a progressiva americana.

– Escova de morango: naturalidade é o lema dessa escova. Apresenta em sua composição ácido de morango, proteínas, queratina e etanolamina, sendo rica em vitamina C. Após a aplicação da progressiva, os cabelos só podem ser lavados e amarrados após três dias.

– Escova indiana: apresenta em sua composição 15 elementos provindos do Oriente Médio e nenhum deles químicos fortes, logo sua duração é bem menos (cerca de um mês). Ideal para hidratação de cabelos levemente ondulados e lisos.

Qual é o melhor corte de cabelo para quem tem progressiva?

Para aquelas que optam em alisar os cabelos por meio da escova progressiva, o corte em camadas com certeza não é mais sua primeira opção,  pois a química compromete a estrutura dos fios. 

Os cortes mais usados são o long bob, o bob hair, o double long bob, blunt bob e chanel de bico que são cortes com a base reta.

Como dar volume ao cabelo com progressiva?

É fato que a escova progressiva deixa os fios mais finos, pois ela abre as cutículas dos fios para remodela-los de dentro para fora e isso os deixa, na maioria das vezes, sem volume.

Algumas dicas para que você possa dar volume aos seus cabelos quimicamente alisados são:

– Prefira shampoos translúcidos por serem mais leves e não pesar os fios;

– Utilize pouca quantidade de condicionador e use somente nas pontas para não perder a definição no comprimento dos cabelos;

– Opte por finalizadores e cremes para pentear leves para não pesar os fios e assim perder a definição;

– Não lave os cabelos em água quente;

– Escolha o tipo certo de corte;

– Utilize bobs quando quiser mais volume para alguma ocasião especial;

É bom cortar o cabelo antes ou depois da progressiva?

Caso você queira mudar o visual e cortar os cabelos mudando seu estilo, o ideal é realizar o corte após a aplicação da progressiva. Nos casos de somente retirar as pontas, o processo de corte pode ser realizado antes da aplicação da progressiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat