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Clube do Marketing Black Friday – As Melhores Estratégias de Marketing de Produto

A escolha certa do produto a ser comercializado é fundamental para o sucesso do seu negócio, e requer uma atenção especial.
Três aspectos definem as diferenças nos produtos ou serviços, sendo eles:

  • Durabilidade
  • Tangibilidade
  • Uso

A distinção entre esses três fatores define qual a melhor estratégia de marketing a ser utilizada.
Tangibilidade pode ser definida como sendo aquilo que pode ser tocado ou encostado.
Tradicionalmente existe a definição de que produto é um bem tangível enquanto serviço é um bem intangível.
Em alguns casos isolados, as duas situações citadas anteriormente estão presentes no mesmo produto.
De acordo com o programa 4 Os, um serviço também é um produto.
Você já ouviu falar de produtos de consumo e produtos industriais?
Veja abaixo a definição de ambos:
Produtos de consumo: Com foco no consumidor final.
Produto industrial: Usados durante o processo de fabricação de outros produtos.

A Escolha do Produto

Para determinar qual é a melhor estratégia de marketing para a venda do seu produto, analise as seguintes questões:

  1. O produto que vou colocar em promoção é desejado pelo seu potencial cliente?

Este é um ponto crucial no momento de comercializar o seu produto, você deve estar atento se o seu produto supre as necessidades do seu cliente.
Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso seu produto deve ser exatamente aquilo que o seu cliente procura.
O produto certo vendido para o público errado, pode levar a empresa ao declínio.
Por isso esteja sempre atento as necessidades e desejo dos seus clientes.
Nós iremos abordar a segmentação de clientes mais afundo nos próximos artigos.

  1. Qual o diferencial que vou ter do meu concorrente?

Conseguir se sobressair entre os seus clientes é indispensável para o sucesso das vendas.
Tenha em mente que o seu produto deve possuir diferenciais que atraiam a atenção do seu cliente.
Seja através de um atendimento personalizado ou em uma garantia estendida, o ideal é que seu cliente note que sua empresa é a melhor do ramo.
Seu consumidor final deve notar que ele está fazendo a melhor compra ao adquirir seu produto.
Por isso invista na qualidade e transparência na comercialização do seu produto.

  1. Tenho margem de lucro suficiente para não ter prejuízo nessa campanha?

Esta é outra questão importante e corriqueiramente afeta o financeiro de diversas empresas.
Muitas vezes, seguindo a ideia de se destacar entre os concorrentes, os gestores criam campanhas promocionais que no final das contas não trará lucro a empresa.
É importante que você note que uma promoção não é somente uma redução de preço.
Uma promoção ideal traz benefícios ao cliente e também para a empresa.
Falaremos mais profundamente sobre o preço ideal de vendas visando o lucro da empresa nos próximos artigos.

  1. Tenho produtos em estoque suficiente se tiver uma alta procura?

A gestão de estoque é outro ponto crucial para o sucesso de uma promoção.
Ao escolher a estratégia de marketing correta para o seu produto e direcionar sua campanha ao público correto.
A tendência é que sua empresa tenha um aumento significativo nas vendas, e você deve estar preparado para atender a alta procura do consumidor.
Planeje sua campanha de marketing em cima do seu estoque, pois ambos devem andar lado a lado.
Você precisa realizar um rigoroso controle de estoque e estar atento a reposição do mesmo, conforme a procura do cliente.
 

A composição de um produto

Os elementos que constituem um produto são:

  • Marca
  • Rótulo
  • Qualidade
  • Variedade
  • Embalagem
  • Devolução
  • Garantia
  • Serviços agregados
  • Dimensão
  • projeto

Durante a elaboração de um novo produto, todos os elementos citadas acima devem ser meticulosamente planejados.
Segundo a AMA, marca é: um nome, termo, sinal, símbolo ou combinações dos mesmos, que têm o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferencia-los de concorrentes.
A marca nasceu da necessidade de identificação, como sinal de propriedade, com estratégias de marketing inclusas em seu processo, gerando diferencial que adicionam valor ao produto final.
No cenário atual a marca engloba fatores econômicos, culturais e sociais.
Em relação à marca, considere os seguintes termos legais:
Marca registrada: Que adiciona termos, palavras ou símbolos devidamente registrados para a utilização exclusiva de uma organização.
Marca de serviço: Apresenta as mesmas características da marca registrada, porém refere-se à oferta de serviço.
Para o mix de marketing, a marca apresenta quatro funções, sendo elas:

  • Propriedade
  • Origem
  • Organização
  • Divulgação

As marcas por sua vez são divididas em seis categorias, que serão explicadas a seguir.
Marca de fabricante: Refere-se à marca produzida para sinalizar o produto de algum fabricante.
Exemplo: Nestlé
Marca de revendedor ou privada: Referem-se aquelas que permanecem entre o produtor e o consumidor final.
Exemplo: Supermercado Extra
Marca de família: De uma forma resumida, são marcas com nomes, usadas em linhas de produtos.
Exemplo: Dove
Marca licenciada: É uma ramificação da marca de família, consiste na concessão do uso de uma marca de sucesso, através do pagamento de uma taxa com valor pré-estabelecido.
Marca individual: Algumas organizações preferem atribuir nomes diferentes para cada produto que produzem. Assegurando desta maneira a autenticidade de cada mercadoria.
Normalmente as organizações optam por uma marca individual para estabelecer a diferença entre os produtos, a fim de evitar confusões.
Exemplo: Biscoito Recheado Bono
Marca de extensão de linha: É utilizada não ocasião em que uma organização faz o uso de uma marca já existente para o lançamento de uma nova mercadoria de extensão de sua linha.
Exemplo: Motorola
O marketing é o ponto chave da marca, sendo imprescindível para o seu sucesso.
Ouça o especial 7 passos para você aumentar as vendas no Black Friday.

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