Clube do Marketing Black Friday – Levantamento de Custos
O processo de levantamento de custos é uma atividade que requer atenção redobrada, pois reflete diretamente do financeiro da empresa.
Descobrir o custo exato do produto ou serviço oferecido é indispensável para calcular o preço de venda.
O preço de venda só pode ser calculado quando se sabe exatamente qual foi o custo do produto produzido.
Caso contrário à sua empresa pode correr vários riscos financeiros que podem resultar em diversos problemas para o seu negócio.
É importante ressaltar que você não deve confundir custo com despesas.
Por mais simples que possa parecer é comum encontrar empreendedores que não sabem exatamente qual é o custo do seu principal produto.
E como dito anteriormente, isso pode acarretar problemas financeiros para empresa.
Ou em outras palavras, você pode estar cobrando errado por seu produto ou serviço.
Para conseguir estabelecer qual é o custo real do seu produto você deve somar todos os valores gastos em cada etapa de produção.
Levantamento de custos
Utilize as seguintes fórmulas para realizar o levantamento de custo do seu produto.
- Cálculo de mão-de-obra:
Custo da Hora = Valor dos Salários + Encargos Sociais
N.º de empregados x 160 horas
- Custo do Material:
Faça um levantamento de todo o matéria utilizado no processo de fabricação do seu produto.
- Cálculo do Custo Unitário:
Custo Unitário = custo da mão-de-obra direta + custo do material
- Custos Fixos:
CF% = (CFM / RBM) x 100,
Os valores são: CF% = percentual do custo fixo em relação a receita bruta;
CFM = custo fixo médio;
RBM = receita bruta média
- Custos Variáveis
Cálculo dos impostos e taxas atribuídos a produção do seu produto.
- Margem de Lucro
Estabeleça qual é a margem de lucro que você quer obter com a venda do seu produto.
- Taxa de Marcação
TM = 100
100 – (CF% + CVV + ML)
- Preço de venda
PV = CUT x TM
Legenda: CUT = custo de unitário do serviço e TM = taxa de marcação.
https://soundcloud.com/user-629679885/venda-mais-epsodio-4-levantamento-de-custos-93