Venda Mais Agora: Quais são as tarefas da minha empresa que posso automatizar
Automatizar tarefas
Automatizar tarefas já não é mais uma tendência dentro das empresas, mais sim uma realidade dentro delas.
A automação de atividades basicamente consiste na identificação de tarefas repetitivas, que podem ser realizadas sem a ação humana, sendo substituída por softwares ou aplicativos.
O fato é que ao automatizar atividades do cotidiano da sua empresa, você também estará aumentando a produtividade do seu negócio. Tendo em vista que seus funcionários não precisarão disponibilizar tempo para realizar atividades repetitivas, podendo se concentrar em tarefas mais complexas.
Ou de forma simplificada, automatizar é melhorar o desempenho do seu negócio.
Mas a identificação de tarefas que podem ser automatizadas é um processo que requer muita atenção, a fim de não prejudicar outros processos do seu negócio.
Automatizar tarefas
Normalmente, para saber quais tarefas da sua empresa você poderá automatizar, é necessário responder a três questões:
- Quais são as tarefas repetitivas?
- Elas obedecem a regras claras?
- Elas agregam valor ao meu produto?
A automatização de tarefas repetitivas é altamente indicada pois podem ser facilmente desenvolvidas por um robô.
Anotar pedidos, apresentar produtos, mostrar o cardápio, fazer reservas, informar o horário de funcionamento, informar o endereço, receber reclamações e sugestões e coletar dados de clientes, são apenas algumas das tarefas que podem ser automatizadas dentro da sua empresa, variando de acordo com o seu segmento.
O mais importante é que você identifique as tarefas que podem ser automatizadas de acordo com o seu negócio, levando em conta se esse processo não interferirá no resultado final.
Sempre visando o que será melhor para a sua empresa e também para o cliente.
Automação
Estamos vivendo a ‘Era digital’, onde a automação se tornou indispensável para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso, independente do porte e seguimento.
Isso porque a automação torna os processos significativamente mais ágeis e eficazes, diminuindo a chance de erros e imprevistos.
O processo de automação pode ser aplicado em vários setores dentro da empresa, sendo uma das maiores tendências para os próximos anos.
Um exemplo simples de como a automação pode melhorar a performance do seu negócio são os chatbots. A sua empresa possui vários setores e cada assunto diz respeito a um funcionário específico.
Quando um cliente entra em contato com a sua empresa, ele espera ter suas necessidades atendidas no menor tempo possível. Porém, o tempo de resposta pode acabar demorando mais do que o esperado por diversos motivos, seja porque o colaborador está ocupado com outras tarefas ou porque o mesmo teve por alguma razão, faltar ao trabalho.
Todo esse processo torna-se imensamente cansativo para a rotina interna do seu negócio, e principalmente para o seu cliente.
É neste contexto que surge a automação para agilizar o processo e torna-lo notavelmente mais eficaz.
Com a automação de mensagens, seu cliente terá suas necessidades prontamente atendidas, fazendo com que ele fique plenamente satisfeito com o rápido retorno da sua empresa.