Após estudos, governador pede substituição de VLT
A solicitação ocorreu na sexta-feira(18), após "insustentabilidade" apresentadas pelo estudo.
O governador Mauro Mendes solicitou nessa última sexta feira(18), a substituição das obras do VLT pela implantação do BRT em Cuiabá e Várzea Grande.
Foi enviado um oficio para o ministro Rogério Marinho, que também deve analisar a Caixa Econômica e o Conselho Curador do FGTS, já que ambos têm vinculação com o VLT.
Por meio de estudos técnicos foi concluído que o Veículo Leve Sobre Trilhos não era eficaz, pois a conclusão da demoraria cerca de 6 anos, além dos 6 anos que já está em atraso devido a vários fatores, como as irregularidades desde a licitação que já tem vários processos jurídicos, e a delação do ex governador Silval Barbosa que confessou vários crimes ligado a obra, recebimento de propina e salários superfaturado. Com o BRT, a implantação ocorre em até 22 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço para início das obras.
ECONOMIA:
A obra do VLT deve custar R$1,4 bilhão para os cofres públicos, em consórcio já foi pago R$1,08 milhão, fora o custo de R$763 milhões que ainda será pago. Para a manutenção do VLT funcionar o valor é de R$23,2 milhões por ano. Já o BRT está orçado em R$430 milhões, com aquisição de 54 ônibus.
O Governo de Mato Grosso também vai entrar com uma ação contra o consórcio para pagar R$676 milhões pelos danos causados. O valor da tarifa do VLT é de R$5,28, e vai diminuir com a implantação do BRT, onde ficou estipulado R$3,04 “impactando decisivamente no custo operacional do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande”.
A demora para a conclusão do VLT pode ocorrer um potencial “conflito regulatório” entre os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e o Governo do Estado, pois o município de Cuiabá licitou em 2019, o sistema de transporte coletivo urbano, concessão que tem prazo de 20 anos. Caso implante o VLT, o município teria que indenizar as concessionárias pelos investimentos realizados.
ALCANCE:
Segundo o Governador, o BRT terá mais vantagens à mobilidade da população devido a flexibilidade do projeto, “pois consegue atingir regiões mais adensadas e mais distantes, bem como permite o seu prolongamento no futuro”.
“Além disso, permite também que um ônibus saia de um bairro, entre no corredor exclusivo e, sem qualquer integração, siga a outro bairro distante do corredor estrutural, garantindo conforto e agilidade para o usuário”.
O traçado do VLT é inflexível, já que as maiores atrações de viagens estão há mais de 400 metros dos eixos. “É preciso retornar à solução que, verdadeiramente, funcionará em Cuiabá e Várzea Grande, com os ganhos tecnológicos que atualmente se tem, como são os ônibus movidos a eletricidade fabricados em nosso país. O que era inviável (VLT) não se tornou viável com o passar dos anos. Ao contrário, variáveis como o espraiamento e a diminuição de passageiros nos eixos do VLT, o tornaram ainda mais insustentável”
COMPARAÇÃO VLT E BRT:
Atributos | BRT | VLT |
Matriz energética | Eletricidade (bateria recarregável) | Eletricidade (cabos aparentes – catenárias) |
Tarifa (exclusivamente do modal) | R$ 3,04 | R$ 5,28 |
Custos para conclusão da obra | R$ 430 milhões (com aquisição de 54 ônibus elétricos) | R$ 763 milhões |
Tempo de Implantação | 24 meses (ordem de serviço) | 48 meses (incluída a preparação da PPP) |
Possibilidade de Ampliação da Rede | Fácil | Difícil |
Ruídos | Baixo | Baixo |
Climatização dos veículos | Sim | Sim |
Velocidade | 25,02 km/h | 21,30 km/h |
Número de integrações para o passageiro | Menor | Maior |
Número de veículos | 54 (incluído 4 reservas) | 29 (incluído 3 reservas) |
Impacto visual | Zero | Alto (catenárias expostas) |
Compartilhamento da infraestrutura pelos demais ônibus | Possível | Impossível |
Compartilhamento da infraestrutura por veículos de segurança e saúde | Possível | Impossível |
Acessibilidade | Sim | Sim |
Número de passageiros transportados/dia | 155.181 | 118.185 |
Conflito Regulatório (entre os municípios e o Estado e entre os operadores) | Baixo | Alto |
Arborização (CPA, Fernando Correa) | Possível (criação de Parque Linear) | Impossível |
Implantação de Ciclovia | Possível (av. do CPA) | Impossível |
Forma de Contratação | Licitação da obra e dos veículos | Imbróglio para contratação da fabricante dos trens (declarada inidônea pelo Governo do Estado e mantida pelo Poder Judiciário) |
Terminais Climatizados | Sim | Sim |
Tempo para Publicação de Edital de Licitação das Obras | Maio/2021 | Junho/2022 |
Impacto no Trânsito | Menor | Maior |
A solução de alterar o VLT para o BRT terá impacto nos cofres do Governo de Mato Grosso, como uma grande redução, além de apresentar mais abrangência e em menos tempo.
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