Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

ANEEL aprova que Energisa reajuste o valor da tarifa em 20,36% em MT

A data do reajuste entrará em vigor um dia após o fim da bandeira de Escassez Hídrica. Acesse e confira mais detalhes!!!

O anúncio do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que a conta de energia elétrica será reduzida em 20% a partir do próximo sábado, 16 de abril, não vai fazer diferença para os mato-grossenses. Acontece que a concessionária Energisa recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para reajustar o valor da tarifa em 20,36%, também a partir de sábado.

A ANEEL informou, na tarde desta terça-feira (12), que a diretoria aprovou o reajuste tarifário anual de 20,36%, que vai ser cobrado de 1,56 milhão de unidades consumidoras em Mato Grosso.

“Os itens que mais impactaram a correção foram a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, os encargos setoriais e os custos de distribuição”, informa a agência.

Segundo a Aneel, com a aplicação conjunta dos dois efeitos – o reajuste e a bandeira verde -, as tarifas residenciais serão praticamente mantidas, com redução da ordem de 0,04% no Estado.

Os mato-grossenses classificados como ‘baixa tensão em média’ vão pagar 21,62% a mais na tarifa. Os classificados em ‘alta tensão em média’ terão as tarifas 24,96% mais caras.

Conforme a decisão da ANEEL, a data do reajuste entrará em vigor um dia após o fim da bandeira Escassez Hídrica, que cobrava R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O efeito Médio para o consumidor é de 22,55%.

Com o fim da tarifa extra, anunciada na semana passada pelo governo federal, a Bandeira Verde, que também passa a vigorar a partir de sábado, sem custos na fatura, deveria ajudar a amenizar o impacto dos reajustes na conta de luz dos consumidores. No entanto, com o reajuste anual da Energisa, o valor final da conta fica “elas por elas”.

(Com Repórter MT)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies