Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Alta do preço do Leite em Mato Grosso está ligado a custos dos insumos para produção

Desde o ano passado, a produção de leite vem passando por uma série de dificuldades. Acesse e confira mais informações sobre o produto!!!

A alta do preço do leite em Mato Grosso está ligado ao custo dos insumos para a produção. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados, Antonio Bornelli, a pouca oferta de leite no mercado também foi um dos fatores para o aumento do valor do produto ao consumidor.

O produto está mais caro nas prateleiras dos supermercados. Um dos motivos é o aumento do custo de produção. Esse reajuste do preço reflete também nos produtos derivados do leite.

Nos mercados, o litro já ultrapassa R$ 8.

Segundo o gestor de um supermercado em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, Wilson Roberto, o preço do leite também afeta outros derivados.

“Hoje quando vamos negociar, não discutimos mais o preço. Discute se há a disponibilidade do produto. Isso afeta a cadeia como um todo e aumenta também o preço do leite zero lactose que já é em média 20% mais caro do que o integral”, disse.

Desde o ano passado, a produção  vem passando por uma série de dificuldades, como a piora na qualidade das pastagens devido a falta de chuvas e o aumento dos custos dos insumos no campo. Isso levou a uma redução na disponibilidade de leite.

Segundo o Centro de Estudos Avançados, a queda acumulada chegou a 8,2% desde janeiro. Essa menor disponibilidade de leite levou a um ajuste nos preços, que chegou a 20,6% desde janeiro.

Isso também explica os aumentos nos produtos lácteos. Um levantamento da fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os laticínios tiveram aumento de 15% em um ano.

Em três supermercados de Sinop, a 503 km de Cuiabá, por exemplo, o produto está custando em média R$ 7,82, se comparado com o último mês. No entanto, houve um aumento de 10,5%.

O presidente do sindicato explicou se o preço tem perspectiva de melhora.

“Desde 2021, quando os custos da produção subiram, houve um menor investimento dos produtores na atividade. Com isso, eles optaram por sair do mercado. Consequentemente, houve uma menor oferta de leite e mesmo em período de safra, o volume continua limitado. Penso que no período de chuvas, poderá ter uma redução no preço, mas, para isso, precisamos ter uma maior produção de leite”, disse.

 

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies