Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Agosto Lilás: Saiba quais são os amparos as vítimas de violência

Em entrevista exclusiva para a 93FM, a advogada e assiste social, Marilene Pereira, explica como é feito o amparo social das vítimas de agressão doméstica no município de Sinop; confira.

Agosto é o mês de combate a Violência Contra a Mulher, e em uma programação voltada para este tema, a Rádio 93FM está promovendo a campanha Agosto Lilás 93FM, onde receberemos durante todo o mês diversos profissionais aptos para falar sobre o assunto.

Nesta terça-feira (03), recebemos a presença da advogada, Assistente Social e Coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira, onde em uma entrevista, ela esclareceu pontos importantes sobre o Agosto Lilás, combate a violência contra mulher e como a vítima pode denunciar.

Marilene pontua que a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita por qualquer pessoa, sendo ela parente, amigo, até mesmos vizinhos ou desconhecidos.

“Qualquer cidadão que vivenciou, presenciou, uma situação de violência contra a mulher, tem o dever de denunciar. Então a partir do momento em que chega essa informação, essa mulher é encaminhada até o CREAS, e a partir dali ela recebe todo o acompanhamento psicossocial, social, através da  equipe da assistência social, qual vai sentar com essa mulher vai fazer a buscativa desta mulher.

Muitas vezes ela faz a denuncia mas ela não vem para o serviço, então temos que ir até essa mulher e mostrar para ela a importância dela ser assistida pelo serviço público”, explicou a Assistente Social.

Além disso, durante a entrevista sobre a campanha Agosto Lilás, a Coordenadora também explicou como todo o amparo social da vítima é devidamente realizado.

“Efetuamos todo amparo social para ela, as vezes ela precisa de alimentos, as vezes ela precisa ser abrigada, muitas mulheres tem que deixar os seus lares, aí temos um local seguro que acolhemos essas mulheres, um local sigiloso até para a segurança dela. Então acolhemos e ela faz todo o acompanhamento, e com esse acompanhamento com a equipe especializada que vai se chegar no entendimento do que é melhor para aquela mulher”, relatou.

Após todo o processo de amparo, é decidido junto com a vítima o que é melhor para a mesma, e o que será feito dali em diante. A mulher é a protagonista de sua decisão, então ela escolhe se irá para a casa de algum familiar, se mudará de cidade e etc…

Marilene explica que em casos de escolha de troca de cidade, ou de morar com parente próximos, se tem todo um processo denominado como “encaminhamento responsável”. A equipe da Assistência Social, juntamente com o CREAS, entra em contato com a família, visualizando se estão aptos a recebe-la.

“Muitas pessoas tem conflito familiar, infelizmente, então precisamos ver se esse outro lugar para onde ela vai, é capaz também de garantir a segurança desta mulher e o cuidado que ela precisa receber. Então é feito todo um contato, tanto com a rede de assistência social do município, como também com a família dela, para saber se sim ela pode ser recebida em segurança naquela nova cidade”, finalizou a advogada falando sobre a campanha Agosto Lilás.

Como denunciar?

Denúncias de casos de violência domésticas podem ser realizadas pela vítima, familiares e amigos, através do número 180, da Central de Atendimento à Mulher. Em caso de emergência, o pedido de socorro pode ser feito diretamente pelo 190.

Com a crescente de casos de violência e feminicídio no estado de Mato Grosso, algo deve ser feito para que as mulheres tenham direito a vida, sem que em algum momento sofram qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, patrimonial ou até mesmo física, por isso a importância da campanha Agosto Lilás.

Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás 93 FM,  vem com o intuito de conscientizar e combater a violência contra a mulher. Em combate ao mal, nós usaremos a nossa maior arma, o microfone.

Agosto Lilás: Saiba quais são os amparos as vítimas de violência
(Reprodução: 93FM)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat