Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Dicas Para Acalmar as Crianças Após um Pesadelo

Veja Como Ajudar Seu Pequeno a Se Acalmar Depois de Um Pesadelo

Desde o seu nascimento, o sono das crianças é um assunto que gera muitas dúvidas nos pais. No post de hoje falaremos sobre um assunto muito importante no que diz respeito ao sono dos pequenos: O pesadelo.

O momento de dormir é comumente um dos mais desafiadores para os pais, e após os três anos de idade podem surgir os pesadelos, assunto que gera uma preocupação a mais no que diz respeito ao horário de dormir das crianças.

Como pais, queremos sempre garantir o bem-estar de nossos pequenos, e vê-los com medo por conta de um pesadelo é algo que realmente toca o nosso coração. Assim, nosso post de hoje traz para você algumas dicas que podem te ajudar a acalmar seu pequeno após um pesadelo.

Primeiramente, é importante compreendermos que apesar de serem incômodos, e de gerarem uma certa preocupação, os pesadelos são normais, e inicialmente não indicam que há qualquer problema com o seu pequeno.

Por estarem em constante processo de desenvolvimento, as crianças ainda não são capazes de distinguir o que é real do que é apenas imaginação, e os episódios de pesadelos podem deixa-los realmente assustados.

Os pesadelos ocorrem durante o sono REM, que basicamente significa Movimento Rápido dos Olhos, ou seja, compreende o período em que movimentamos intensamente os olhos durante o momento do sono.

Durante o sono REM, além da intensidade de movimento dos olhos, há também uma intensa atividade cerebral, sendo esta, inclusive, muito similar à atividade cerebral que temos quando estamos acordados.

Assim, é importante, diante de um pesadelo, sabermos nos mantermos calmos para podermos acalmar as crianças após um pesadelo. Quanto à decisão de levarmos ou não para a nossa cama depois de um pesadelo, vale ressaltar que não há uma atitude certa ou errada, cabe aos pais decidirem o melhor a ser feito no momento, onde a decisão pode variar de acordo com a rotina de cada família.

Dessa forma, confira algumas dicas que poderão te auxiliar a acalmar o seu pequeno após um pesadelo.

Dicas para acalmar as crianças após um pesadelo

Pesadelo

  • Mantenha-se calmo

Depois de acordo de um pesadelo, as crianças tendem a ficar com medo, e o escuro da noite pode trazer um receio a mais ao momento. Suas cabecinhas não conseguem compreender ao certo o que houve naquele momento, podendo confundir o pesadelo com a realidade.

Neste momento, como pais, é importante sabermos manter a calma e ajudarmos nossos pequenos a se acalmarem após um pesadelo. Dê a criança o tempo que ela precisa para se acalmar, tomando cuidado para não tentar apressar o momento por conta do sono.

Mesmo que estejamos cansados, é importante sabermos transmitir aos nossos pequenos que foi apenas um sonho ruim, e que estamos ali para protegê-los e lhes fazer companhia.

  • Cante ou conte uma história

O enredo do pesadelo tende a ficar na cabeça dos pequenos, dificultando que eles voltem a dormir depois do sonho ruim. Para ajuda-los a se acalmar e voltar a dormir, cantar ou contar uma história pode ajudar.

Ao cantar, embalamos suavemente o sono dos pequenos, e ao contar-lhes uma história estamos lhes dando algo para imaginar, tirando de suas mentes o pesadelo que os acordou. Incentive seu pequeno a pensar em algo que possa fazer com que ele se sinta mais tranquilo e que o incentive a dormir.

  • Ajude-o a se sentir protegido

Para ajudar seu pequeno a se sentir seguro, dê-lhe um urso de pelúcia ou algo que ele goste bastante, pois isso pode ajuda-lo a se sentir mais seguro, ajudando a tranquiliza-lo após um pesadelo.

Assim, mostrando-lhe que o pesadelo não é real e dando ao seu pequeno o tempo necessário para que ele possa se tranquilizar você estará auxiliando-o a se acalmar e voltar a dormir depois de um pesadelo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies