Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

A importância de amamentar de forma precoce

Na coluna desta semana, Dr Júlio César fala sobre a importância da amamentação

*Por Júlio Casé

Existe uma forte recomendação de órgãos responsáveis pelos cuidados aos recém nascidos que se inicie a amamentar tão logo seja possível após o nascimento. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no ano de 2017, 78 milhões de recém-nascidos no mundo tiveram que esperar por mais de uma hora para serem colocados no peito de suas mães.

Quando iniciada na primeira hora de vida, a amamentação protege os recém-nascidos de infecções e pode salvar vidas. Os lactentes correm um risco mais de morrer devido a diarreia e outras infecções quando são amamentados apenas parcialmente ou não são amamentados em
absoluto.

O primeiro leite que sai da mama materna é conhecido como colostro. Diferente do leite maduro, o colostro possui altas concentrações de proteína e baixa concentração de lactose e gordura, o que faz dele a parte mais líquida do leite materno. A alta concentração de proteínas traz consigo as chamadas imunoglobulinas, que promovem a imunidade para o bebê. Quer dizer, a primeira imunidade propriamente dita é a natural, transmitida da mãe para o pequeno. Vale a dica: quando mais cedo a criança ter acesso a amamentação, mais protegida e saudável ficará. Amamentar, um ato seguro.

Alimentos que estimulam a formação do leite materno

Gestar um bebê por muitas semanas. Passar pelo ato de dar à luz e seguir alguns meses alimentando a cria com o leite auto fabricado não é uma missão fácil. Enfim, ser mãe é uma dádiva é algo subliminar. Muitos especialistas afirmam que amamentar é uma boa opção para perder uma quantidade de peso conquistada no período de gestação. Muitas mães se perguntam como repor as calorias perdidas na amamentação. Existem alimentos capazes de promover o ganho energético e ainda estimular a formação de mais leite materno.

A primeira recomendação é para o consumo de líquidos onde é necessário que uma puérpera ou mulher que recém deu à luz, consuma até 3 litros de água diariamente e, que podem ser distribuídos ao longo do dia. Além disso, existem alimentos que podem ser considerados estimulantes para a produção de leite materno além de serem nutritivos. Na lista podemos incluir o salmão, iogurte, arroz integral, ovo, folhas verdes, carnes magras e
cereais integrais.

Todos, fontes de vitaminas, proteínas, ômegas e fibras o que oferece proteção e nutrição para o bebê e a mãe. Vale lembrar que apesar de haverem alimentos estimulantes para a formação de leite, nada estimula tanto a produção ativa de leite do que as clássicas mamadas do bebê. Na dúvida ou dificuldade econômica, ponha o seu pequeno para mamar. Amamentar é um ato de amor.

Tabus e sobre a amamentação

Existem muitos tabus instituídos durante décadas. Seja pelas mães que foram passando as
informações de geração em geração, por algum profissional ou até mesmo algum contador
de histórias. O fato é que os mitos que foram passando pelas gerações, perduram até os dias atuais.

Muitos já são conhecidos pelas recém mamães como as histórias de que seios pequenos dão menos leite do que os grandes, amamentar induz a queda das mamas, canjica e a cerveja preta aumenta a quantidade de leite entre outros tantos. O fato é que os prejudicados são os bebês que perdem o direito de receber o leite que lhe é tão necessário no desenvolvimento.

Algumas informações importantes são as que o que aumenta o peito é o tecido adiposo e
não as glândulas mamárias. Essas são responsáveis pela formação e a ejeção do leite para o bebê. Outra informação é que existe uma péssima notícia para as mulheres. Vale para as que se tornaram mamães e as que optaram por não ter filhos. A natureza é dinâmica e as mamas irão despencar pela força da gravidade e pela idade. Esta é um destino relativo à vida.

Com relação a alimentos que estimulam o aumento de leite, a literatura recomenda alimentos ricos em energia e água. Dois combustíveis importantíssimos no momento da amamentação.

Vale a dica. A mãe também deve ingerir em média três litros de água diariamente, pois o
organismo entende que ao amamentar ocorre perda de líquido. Cuide- se e cuide do seu
bebê. Amamentar é doação.

Dr Júlio Casé: Médico, técnico em radiologia, professor de técnicas radiológicas e ultrassonográficas e outras matérias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies