Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SINOP: Obrigatoriedade da vacinação em crianças gera protesto no Legislativo

Com mais uma sessão acalorada na Câmara de Vereadores de Sinop, os ares do legislativo recebeu populares em protesto, contra a obrigatoriedade de vacinação. Os parlamentares em tribuna, emitiram as opiniões sobre o assunto. Acompanhe com requinte de detalhes todos os fatos!!!

A 04º sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sinop, foi bastante comentada devido aos assuntos que foram pautados, e o seu pequeno expediente sendo utilizado para as emissões de opiniões dos nobres vereadores. A pauta mais comentada foi relacionada a obrigatoriedade da vacinação em crianças no município de Sinop.

A história é iniciada com a reunião partida do Judiciário com os vereadores sendo feitas no início da tarde, onde as autoridades presentes falaram sobre as ações que pretendem fazer relacionados a obrigatoriedade. Uma reunião extensa e longa, que até mesmo atrasou o horário de início da sessão da Câmara, onde populares contrários e favoráveis já esperavam com as manifestações dentro do plenário.

A sessão foi iniciada com a presença dos vereadores, com os procedimentos de leitura de ata da sessão anterior, breve comunicações e etc…

Com a abertura do pequeno expediente, os vereadores começaram a falar suas opiniões relacionados a pauta, onde alguns foram interrompidos pela plateia com aplausos, e outros com vaias, como o caso da Professora Graciele do PT.

O nosso departamento de Jornalismo da Hits Prime FM e Portal 93, recortou todas as falas dos vereadores que utilizaram a tribuna e falaram sobre a obrigatoriedade da vacinação em crianças, sendo apenas dois que não utilizaram a tribuna e absteve, Luís Paulo da Gleba e Mario Sugizaki.

 

Confira a fala dos Parlamentares de Sinop sobre a obrigatoriedades:

 

Vice-presidente e Vereador Paulinho Abreu (PL)

Iniciando o pequeno expediente, o Vereador Paulinho Abreu começa a sua fala, já dizendo ser contrário a obrigatoriedade da vacinação em crianças, sendo aplaudido pelos presentes. Logo após, contextualizou toda a situação sobre a reunião com as autoridades, por ser o primeiro a falar em tribuna. O vereador pelo seu posicionamento, foi muito elogiado pelos presentes na casa do legislativo
Acompanhe a fala do Vereador Paulinho Abreu na sessão da Câmara: 

 

Vereador Lucinei (MDB)

O Vereador Lucinei foi o segundo a utilizar a tribuna do Legislativo, onde iniciou dizendo ser favorável a vacina, mas é contrário a obrigatoriedade de vacinação, reforçando que somente “Deus pode tirar um filho nosso, ou um neto”. 

Acompanhe a fala do vereador Lucinei na sessão da Câmara: 

 

Vereador Dilmair Callegaro (PSDB)

O parlamentar na tribuna, aproveitou para relembrar que no início da pandemia da COVID-19, os assuntos de fechamentos entre outros também foram pautados pela casa legislativa. O vereador reforçou que pela Lei, nenhuma criança pode estar fora de sala. Dilmair diz ser um direito do pai, escolher se o filho vacina ou não, utilizando seu exemplo na qual não foi vacinado pela paralisia infantil por medo do imunizante. Dilmair é contrário a obrigatoriedade de vacinação em crianças.

Acompanhe a fala do Vereador Dilmair Callegaro na sessão da Câmara: 

 

Vereador Celsinho do Sopão (REPUBLICANOS)

Celsinho do Sopão comentou sobe a reunião, dizendo que cedeu partes do seu espaço para outros vereadores falarem. O parlamentar reforçou que é direito dos pais, escolher o que é de melhor para os filhos. O vereador relatou que tomou a primeira dose da vacina, porém não tomou a segunda e que não iria tomar as outras doses. Também comentou que seus três filhos não foram vacinados, e logo após encerrou a fala dizendo, que “se for preciso ir para a cadeia, por causa da vacinação, nós vamos, porque lá em casa ninguém vai se vacinar”, sendo contrário a obrigatoriedade. 

Acompanhe a fala do Vereador Celsinho do Sopão na sessão da Câmara: 

 

Vereador Célio Garcia (DEM)

O parlamentar em sua fala, reforçou sobre a importância do assunto, dizendo que muitos se utilizam dessa pauta para politicagem. Célio Garcia disse ser contrário a obrigatoriedade, reforçando que vivemos em um país democrático. O parlamentar disse que sua filha não tomou a vacina, e que está temeroso sobre o assunto. Também relatou que já pegou duas vezes a COVID-19, e que não tomou o imunizante, dizendo estar “firme e forte aqui” 

Acompanhe a fala do Vereador Célio Garcia na sessão da Câmara: 

 

Vereador Professor Hedvaldo Costa (REPUBLICANOS)

O vereador iniciou a sua fala dizendo que iria apenas o que foi dito pelo mesmo em reunião com o judiciário. O parlamentar comentou que foi relatado que a culpa não é deles, e de que seria de quem criou esta lei. O vereador comentou que no momento de fala na reunião disse ao judiciário, que eles iriam “levar ele preso, porque eu não vacinei meus filhos, e não vou vacinar, falei lá por isso, e estou falando aqui”, sendo interrompido pela plateia presente com aplausos. O vereador é contra a obrigatoriedade

Acompanhe a fala do Vereador Hedvaldo Costa na sessão da Câmara: 

 

Vereador Toninho Bernardes (PL)

O parlamentar começou sua fala parabenizando outros parlamentares pelo fato de se posicionar sobre os assuntos. O vereador comentou que disse as autoridades que estavam presentes na reunião, que deveriam vir a tribuna para falar a população, onde que está a obrigatoriedade. Toninho disse que por mais das leis apresentadas na reunião, fomentou estar do lado da população, e que “não devemos temer nada”, reforçando que deveriam defender o povo que os colocou ali.

Acompanhe a fala do Vereador Toninho Bernardes na sessão da Câmara: 

 

Vereador Juventino Silva (PSB)

O parlamentar começou sua fala na tribuna, dizendo ser contrário a obrigatoriedade da vacinação, mas que não pode incentivar a desobediência das leis como legislador. Reforçou que a população tem o livre arbítrio de poder fazer suas escolhas. Juventino comentou que o Prefeito de Sinop, os vereadores, ele, a secretária de educação está ao lado dos “Filhos de vocês”. O parlamentar reforçou que apenas alterando a lei pode ser solucionado o problema.

Acompanhe a fala do Vereador Juventino Silva na sessão da Câmara: 

 

Vereador Moisés do Jardim do Ouro. (PL)

Moises pediu desculpas em tribuna pela demora da reunião, onde a população acabou esperando para que a sessão começasse. O vereador disse relacionado a reunião com as autoridades, que todos falaram no sentido em que deveriam vacinar as crianças, depois que foram questionados pelos vereadores segundo o relato, as autoridades disseram que não seriam presos aqueles que não vacinassem, e que o colégio de forma alguma iria proibir a criança de acessos a educação. O parlamentar reforçou que ele e sua esposa se vacinaram, mas seu filho não se vacinou e até o momento não irá se vacinar, pois não é cobaia. Moisés é contrário a obrigatoriedade.

Acompanhe a fala do Vereador Moisés do Jardim do Ouro na sessão da Câmara: 

 

Presidente e Vereador Élbio Volkweis (PATRIOTA)

O presidente da câmara em posse da tribuna, relatou que ninguém foi obrigado a vacinar até o momento, dizendo que os colegas vereadores a maioria se vacinaram sem a obrigação. Ele mesmo disse que se vacinou e seus familiares também, sem a utilização da obrigatoriedade. O presidente reforçou que as autoridades terão que procurar a justiça, para que seja pautado o assunto, porque ele não irá pautar na casa legislativa

Acompanhe a fala do Vereador Élbio Volkweis na sessão da Câmara: 

 

Vereadora Professora Graciele (PT)

A vereadora Professora Graciele pediu desculpas sobre o atraso da sessão, e iniciou o assunto dizendo que ninguém será preso, e que as crianças não serão prejudicadas em âmbito educacional. A vereadora foi interrompida pelos populares com vaias, na qual respondeu que se caso alguém queira concorrer a tribuna livre, e que queria que os seus minutos fossem garantidos. Paulinho Abreu exercendo a cadeira de presidente pediu para que os populares respeitassem a fala da vereadora, fazendo manifestações posteriores.  A Parlamentar reforçou que se solidariza com os pais que vacinaram seus filhos. Graciele foi interrompida pelos populares com vaias, e manifestações no plenário por diversas vezes.

Acompanhe a fala do Vereadora Professora Graciele na sessão da Câmara: 

 

Vereador Adenilson Rocha (PSDB)

O Parlamentar iniciou relembrando sobre os debates no início da pandemia, quando o mesmo disse que ” os nossos filhos não são cobaias”, relacionados a volta as aulas no momento de pico da pandemia do COVID-19. O vereador emitiu sua opinião contrária a obrigatoriedade de vacinação, dizendo que todos devem brigar pelo direito do “Sim ou Não”, e reforçou que não tira o direito de quem quer fazer.

Acompanhe a fala do Vereador Adenilson Rocha na sessão da Câmara: 

 

Vereador Ademir de Bortoli (REPUBLICANOS)

O vereador iniciou sua fala que cobrou na reunião pela manhã o prefeito Roberto Dorner e a Secretária de Saúde, onde disseram ser contrários a obrigatoriedade. O parlamentar reforçou que devem ficar ao lado do povo, e que é contra tal ação. De Bortoli disse que o presidente deve sim pautar porque o plenário é soberano, que várias câmaras já fazem isso, devido os Deputados não se manifestarem. Finalizando a sua fala em tribuna, Ademir diz ser contrário a obrigatoriedade de vacinação, e manifestou seu apoio ao Presidente Jair Bolsonaro dizendo ” Bolsonaro 2022″. 

Acompanhe a fala do Vereador Ademir De Bortoli na sessão da Câmara: 

 

Acompanhe a 04º Sessão da Câmara de Vereadores de Sinop

Leia Também –

Acompanhe outras notícias n0 Jornal Integração 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies