Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Governo pretende desativar ao menos 130 Leitos de UTIs COVID em Mato Grosso

O secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, ressaltou que o Governo irá manter numero substancial para continuar a atender novos pacientes. Confira!!!

Com a queda na taxa de ocupação dos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19, o Governo e a  Secretaria Estadual de Saúde (SES) já deu início aos estudos para a desativação de ao menos 130 UTIs em todo o estado. Atualmente, o estado mantém 618 leitos de alta complexidade e alguns deles serão transformados em UTIs convencionais.

O secretário de Saúde do Governo Gilberto Figueiredo ressaltou que a tendência é de que com a redução desses leitos, a taxa de ocupação aumente, mas que o governo ainda irá manter número substancial para continuar atender novos pacientes. De acordo com boletim publicado nesta segunda-feira (30), a 45,66% das UTIs estão ocupadas.

“Mato Grosso, assim como a maioria dos estados no Brasil está desativando. São Paulo anunciou isso hoje. Tivemos uma reunião ontem e temos um plano de desmobilização desses leitos de forma gradativa”, afirmou, nesta terça-feira (31).

Gilberto apontou preocupação maior com a Capital. Explicou que por concentrar o maior número de UTIs no estado, é preciso mais cuidado com a desativação de leitos. A intenção do estado é manter na região o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, exclusivamente para casos de Covid-19. Já na Santa Casa, em Cuiabá, apenas dez serão mantidos, para receber eventuais pacientes que passem por cirurgia e estejam infectados.

“São leitos cativos, que ocupa espaço nos hospitais e precisamos utilizar esses leitos para o programa de cirurgia eletivas. Além disso, são leitos que o governo remunera sem ter pacientes neles. Tomamos essa decisão por força até de não rasgar dinheiro. Vamos realizar essa semana uma reunião do comitê para deliberar o início da desativação desses leitos. Daí, à luz dos contratos vigentes, vamos comunicando a recisão contratual”, explicou.

“Também fazer uma reunião exclusivamente com Cuiabá, já que aqui temos uma densidade grande do número de leitos e pelo fato de ter parado de funcionar leitos importantes de UTIs, como no Hospital São Benedito. Isso tem criado para nós um desconforto e colapso grande”, completou.

(Com Olhar Direto)

Leia Também –

Acompanhe outras Notícias no Jornal da 93FM 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies