Como Segmentar Minha Empresa
Aprenda a Definir um Nicho de Mercado Para a Sua Empresa
Como segmentar minha empresa é uma dúvida recorrente entre empreendedores e gestores dos mais diversos tipos de empreendimentos, pois nos dias de hoje, a segmentação de empresas se tornou fundamental para o sucesso das organizações.
Pois bem, é justamente aí que mora um dos maiores equívocos da segmentação de clientes, onde erroneamente empreendedores e gestores pensam que estão reduzindo o seu alcance ao segmentar a sua empresa.
Primeiramente, é importante conhecermos o conceito de segmentação, que basicamente pode ser definido como sendo o investimento que a sua empresa realiza em um determinado perfil de cliente.
Ou seja, quando você realiza a segmentação do seu negócio, estará direcionando-o a um público específico, apostando nesse público suas ações e campanhas publicitárias, pois nos dias de hoje, a segmentação tem se tornado fundamental para o sucesso das organizações.
Pois pense comigo, a forma como fazemos negócio nos dias de hoje é quase que inteiramente digital, onde a sua empresa pode ser, ou não, interessante para um determinado perfil de cliente que esteja nas redes.
Caso a sua empresa esteja direcionando suas campanhas e ações digitais para o público incorreto, ou ainda, para público nenhum, as suas chances de conversão serão consideravelmente reduzidas. Outro fator que prejudica, em muito, as estratégias digitais de uma empresa, é que ao direcionar suas ações de marketing para um público que não tenha interesse em seus produtos, suas ações podem se tornar maçantes e perder a relevância, afetando a popularidade de sua marca nas redes.
Como segmentar minha empresa
Assim, a segmentação torna-se essencial para que a sua empresa alcance resultados cada vez melhores em suas campanhas e ações digitais. Nesse contexto, surge o conceito de persona, que dará ao seu negócio a direção correta para você segmentar a sua empresa.
A persona é um perfil fictício que possui as principais características, desejos e necessidades do público que demonstra o interesse em seus produtos. Para isso, faz-se necessário que a sua empresa realize um levantamento de dados de clientes que já compraram, ou demonstraram interesse, em seu negócio.
Alguns dos principais fatores que devem ser analisados são:
- Faixa etária
- Profissão
- Estilo de vida
- Desejos
- Necessidades
- Comportamento
Assim, a sua empresa será capaz de traçar um perfil de cliente que condiz com o seu segmento de mercado, possibilitando assim, que suas campanhas sejam direcionadas para o público correto e que possua interesse em seus produtos.
Quando a sua empresa realiza uma ação de marketing nas redes, e a sua campanha é direcionada para o público ideal, suas chances de conversão crescem de forma significativa, melhorando a sua performance nas redes.
Além disso, a segmentação possibilita que o seu negócio crie um vínculo com clientes interessados em seus produtos, possibilitando assim, que você invista em estratégias de pós compra e marketing de relacionamento.
Dessa forma, note que ao segmentar a sua empresa, você não estará reduzindo o seu alcance, e sim aumentando as suas taxas de conversão, melhorando o desempenho da sua empresa nas redes, e por consequência, melhorando os índices de suas ações publicitárias.
Pois a segmentação é o direcionamento da sua empresa para aqueles no qual ela tenha relevância, para o público que irá contribuir para o desenvolvimento e consolidação de sua marca. Assim, ao segmentar o seu negócio, os resultados de suas campanhas e ações serão notavelmente mais satisfatórios, possibilitando, por consequência, que a sua empresa conquiste uma performance cada vez melhor, com resultados notavelmente superiores.
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