Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Ações táticas vem sendo destaques em Sinop e na Região

Formada por profissionais altamente qualificados, a Força Tática tem auxiliado as forças de segurança, no combate a criminalidade em Sinop e na região norte.

As Forças de Segurança de Sinop, vem sendo destaque pelos trabalhos que são realizados, para garantir as segurança dos munícipes. Não só o trabalho de policiamento, mas as operações tem dado resultados positivos em combate a criminalidade em Sinop.

E uma das unidades da Polícia que tem auxiliado neste combate a criminalidade é a Força Tática, que é formada por profissionais altamente qualificados, submetidos a um permanente treinamento e qualificação. E esse treinamento tem refletido em números positivos para Sinop.

A Força Tática, por sua vez, é a denominação que recebe a fração de força de patrulha reforçada, treinada para ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, tais como: a prevenção setorizada, com intensificação ou saturação localizada de policiamento, repressão ao crime organizado ou em locais com alto índice de crimes violentos, ocorrências de vulto, eventos de importância, controle de tumultos e ações para restauração da ordem pública de maior magnitude.

Essa unidade também realiza o patrulhamento tático motorizado, executado com viatura de maior porte e com reforço de armamento e equipamento, empregado segundo as normas em vigor, isoladamente ou em conjunto, e coordenado com os demais programas do policiamento ostensivo.

Entrevistamos o Major Comandante da Força Tática em Sinop, Rodrigo Varela, que falou ao nosso departamento de Jornalismo sobre as ações da Força Tática.

Ações táticas vem sendo destaques em Sinop e na Região 5
Major Rodrigo Varella da Força Tática. (FOTO: 93FM / Marcelo Jhonnes)

“Hoje no estado nós temos 15 Comandos Regionais da Força Tática, ela é institucional, ou seja, de todos os 15 Comandos Regionais, tem a sua unidade de Força Tática dentro do seu subordinado ao seu comando regional.”

“A nossa Força Tática ela foi criada ainda no ano de 2005, onde então, a denominação era COTAR , para quem ainda se lembra na época em 2009. Por uma questão de padronização institucional devido a uma determinação do Comandante Geral passou essas unidades especializadas passaram a se denominar Força Tática.”

Dados de 2020 das Ações Táticas

Ações táticas vem sendo destaques em Sinop e na Região 6
(FOTO: Reprodução / Instagram: Força Tática)

Na entrevista solicitamos ao Major, sobre os dados das apreensões feitas pelas operações e policiamento extensivo realizado pela unidade.

“No ano de 2020, trago aqui algumas estatísticas e números para poder conhecer também um pouco do trabalho da nossa unidade policial, que é o pelotão de Força Tática do município de Sinop e regiões adjacentes pertencentes ao 3º Comando Regional.”

“Em 2020, a força tática fez a prisão em flagrante de 205 pessoas, ou seja,  205 ocorrências foram conduzidas pela força tática em flagrante. Cerca de aproximadamente 10 kg de maconha foram apreendidos, 30 kg de outros entorpecentes entre pasta base, Skunk outras drogas, além de 7 kg de cocaína apreendidos.”

“Isso são dados do ano inteiro de 2020, tivemos 06 ocorrências envolvendo apreensão de explosivos, aproximadamente 40 armas de fogos que foram retiradas de circulação, além disso 07 simulacros de arma de fogo, e 240 boletins de ocorrência registrado no total no ano de 2020.”

Operação Celeiro Seguro

Ações táticas vem sendo destaques em Sinop e na Região 7
Força Tática, atuando na operação Celeiro Seguro. (FOTO: Reprodução / Instagram: Força Tática)

Apesar da concentração de ocorrências do perímetro urbano, as zonas rurais também recebem atenção das Forças de seguranças com a operações, conforme explica o Major.

A nossa Força Tática não atende somente no município de Sinop, ela atende toda a regional que compreende aproximadamente a área do 11º batalhão. Nós temos uma vasta região rural, nós somos uma região produtiva de grande importância no Brasil, e com a preocupação de ocorrências crescendo cada vez mais com relação ao furto, e roubo de carga, nós temos uma operação em andamento desde o ano passado, assim que o coronel Sodré assumiu o 3º comando regional determinou que déssemos uma atenção especial para parte para a zona rural da nossa região.

O major aproveitou para falar da operação Celeiro Seguro, que visa a somatória de esforços para diminuir as ocorrências a campo.

Foi lançado operação é “Horreum Segure” que em Latim que significa Celeiro Seguro, onde nós temos policiamentos direcionados especificamente  para parte rural da nossa região. Nós temos cadastrados diversas propriedades rurais, sejam elas de pequeno médio e grande porte, temos a localização georreferenciada de todas essas propriedades, e  nós temos um grupo onde trocamos informações como esses produtores rurais, entendemos a necessidade de cada um deles e através dessa troca de informações entre proprietários de propriedades rurais e polícia militar, nós designamos em base de estatística ,  as rondas e abordagens na zona rural período diurno noturno.

“Não temos um dia exato para a operação, realizamos ela semanalmente  onde nós  lançamos a operação, escalamos uma equipe, duas equipes, ou até todas as equipes para atuar especificamente na zona rural com a preocupação de trazer segurança ao campo.”

O Major nos conta que essas ações táticas da corporação tem logrado êxito nas apreensões.

“Através dessas rondas e dessas abordagens 24 horas na região rural dos nossos municípios abrangentes ao 3º comando regional, nós temos logrado êxito em fazer apreensão de diversas armas. Já neste ano, nós tivemos uma grande quantidade de armas de fogo retiradas da zona rural, e comparado ao ano passado a esse ano, nós tivemos uma redução considerável no número de ocorrências na zona rural, devido ao lançamento dessa operação.”

Protocolos de Segurança contra a COVID-19

Desde o inicio da pandemia, a população teve que mudar totalmente a rotina, adotando medidas e protocolos de segurança para não contrair o vírus. Os militares também tiveram que adotar protocolos de seguranças diários no combate a COVID- 19

“A pandemia tem prejudicado a todos, inclusive nossos policiais, eles não são imunes a esse vírus ao Covid-19 e assim a gente tem tentado não prejudicar os nossos trabalhos nas ruas, nós tivemos no ano passado e durante o primeiro dos primeiros dias esse ano um grande número de policiais infectados com a COVID- 19, tivemos inclusive uma morte registrada aqui de um sargento da nossa região. Mas temos tentado trabalhar de forma eficiente, mesmo com esse números de baixa então a pandemia ela acaba prejudicando a todos inclusive aos trabalhos feitos pela Polícia Militar aqui na região.”

“Todas as medidas sanitárias recomendadas pelo ministério da Saúde e vigilância sanitária são tomadas, nossos policiais ele tem a disposição máscara e álcool em gel dentro das viaturas. Ao apresentar os primeiros sintomas relacionados a Covid-19, esse policial já imediatamente afastado em encaminhado para o departamento médico aqui do nosso município que tem nos apoiado com essa com essa com essa demanda imediatamente é feito os testes em caso positivo e isolado teria  precisar do apoio todas policial militar até que ele retorne ao serviço ativo.”

Expectativa da Força Tática para 2021

Ações táticas vem sendo destaques em Sinop e na Região 8
(FOTO: Reprodução / Força Tática)

Perguntamos para o Major Varela sobre a expectativa de trabalhos, e operações da unidade. O comandante esta positivo para ações de 2021, e espera que a rotina de todos volte a normalidade.

“Nós tivemos uma crescente no número de apreensões aqui na nossa região comparado 2019 a 2020 a tendência é melhorar acreditamos que vamos melhorar em número de apreensões, em número de prisões em flagrante, é em decorrência disso a queda na redução no número de roubos furtos de homicídios na nossa regional então nós temos uma expectativa muito boa com essa chegada da vacina, e esperamos que a rotina da nossa população volte ao normal e consequentemente o trabalho da Polícia Militar.”

Assista a entrevista completa com o Major Varela da Força Tática 

 

Leia também – SINOP: PM Apreende Cerca De 500KG De Entorpecentes Em Apenas 40 Dias

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies