Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Saúde dental para gestantes: conheça os cuidados

A mulher já sente muitas interferências no seu sistema biológico logo nos primeiros meses de gestação. Portanto, além de todos os exames no pré-natal, a mulher grávida também precisa se atentar ao cuidado com o corpo, bem como com a saúde dental.

Existem várias complicações relacionadas à higiene da boca que podem interferir diretamente no desenvolvimento do bebê e na própria saúde da mulher grávida.

Ao engravidar, a mulher se torna mais propícia a sofrer com certos problemas bucais. Isso acontece devido às alterações hormonais que dilatam os vasos sanguíneos, favorecendo inflamações como a gengivite. 

Variações nos hormônios também acarretam na diminuição do fluxo e do efeito protetor da saliva, aumentando a acidez na boca. Esse efeito corrói o esmalte do dente e o deixa propenso a ter cáries, que em casos mais graves, pode ser necessário um implante dentário.

Além disso, a falta de saúde dental também pode contribuir com a periodontite, que é um processo inflamatório que envolve todo o tecido que fica ao redor dos dentes. 

Nesse cenário, caso a grávida desenvolva a doença, os microorganismos da placa bacteriana dental podem atingir a corrente sanguínea e estimulam a produção de prostaglandinas – substância hormonal –  que provoca contrações no útero e pode causar parto prematuro ou aborto.  

Além disso, ao atingir o sistema circulatório, as bactérias podem desenvolver e influenciar em diversos aspectos da saúde da gestante, contribuindo com o surgimento de doenças cardiovasculares.

Por isso, cuidados com a saúde dental durante a gravidez são extremamente necessários para uma gestação saudável. 

Higiene bucal

Manter uma higiene bucal adequada durante a gravidez é a melhor forma de evitar problemas. Isso não se refere apenas à escovação diária, mas também sobre os hábitos que precisam ser adotados no cotidiano.

É indicado que o creme dental para realizar a escovação seja rico em flúor, e deve-se escovar os dentes três vezes ao dia.

A escovação deve ser com uma escova macia e fazendo movimentos circulares sobre a gengiva e os dentes, já a língua e bochechas podem ser escovadas com movimentos mais “retos”.

Depois de toda a escovação, deve-se finalizar a limpeza com o bochecho, utilizando o enxaguante bucal.

O uso do fio dental também é essencial, acessando lugares mais difíceis e reduzindo complicações que podem ocorrer nesse tecido durante a gravidez.

Esses hábitos de limpeza são essenciais para a saúde dental, principalmente para quem faz uso de procedimentos odontológicos, como o aparelho transparente.

Inclusive, cabe ressaltar que o tratamento deve ser mantido e acompanhado adequadamente. Apenas em casos cirúrgicos ou estéticos, o mais indicado é avaliar a real necessidade de realizar o tratamento e, não havendo urgência, aguardar o pós-parto.

Alimentação

Durante a gravidez, a mulher deve se alimentar com produtos saudáveis para manter o peso ideal, prevenir diabetes e hipertensão, além de garantir a boa saúde dental. 

Os alimentos recomendados são ricos em vitamina D, contribuindo com o fortalecimento da cavidade oral, bem como o cálcio e nutrientes como as vitaminas. 

Por isso, é recomendável a gestante se alimentar com:

  • Maçã;
  • Leite;
  • Peixe;
  • Ovo.

Ou seja, o ideal é que haja a substituição de alimentos calóricos, gordurosos e açucarados por produtos integrais, como derivados do leite, verduras e frutas.

Ir ao dentista

O ideal é ir ao dentista a cada seis meses para que ele acompanhe a saúde dental, limpe o tártaro e injete o flúor nos dentes para deixá-los fortes. 

No entanto, durante a gravidez, essa frequência pode aumentar, ainda mais se ela fizer uso de aparelho ortodôntico, garantindo a continuidade do tratamento e a saúde dental da gestante.

Assim, caso haja a necessidade ou desejo de realizar algum procedimento, o profissional fará a avaliação para verificar qual o melhor momento de realizá-lo preservando o bem da mulher.

Já no caso de procedimentos estéticos, o ideal é realizar antes da gestação, no caso de gravidez planejada, ou após o parto, evitando desconfortos e riscos.

Assim, por mais que se deseje fazer o clareamento dental e esse seja um tratamento positivo, o ideal é aguardar o fim da gestação

Cuidados necessários em cada período gestacional

Nos três primeiros meses de gravidez,  o indicado é que não haja nenhum procedimento odontológico para a saúde dental. 

Isso porque esse é um período crucial da gestação, no qual ocorrem muitas mudanças no corpo e também de caráter hormonal, sendo um período mais sensível até para a ocorrência de aborto.

Como essas mudanças podem favorecer problemas gengivais e a acidez, processos de prevenção são ainda mais recomendados, como a escovação correta.

Nesse período, também é comum que ocorram mais enjoos e vômitos, a higienização se mostra ainda mais essencial, evitando que os ácidos presentes no sistema digestivo comprometam a dentição.

Já entre o quarto e sexto mês os tratamentos podem ser realizados, desde que haja a real necessidade de tais procedimentos e conforme indicação do profissional.

Por fim, no último trimestre, após a 30ª semana, os procedimentos devem ser evitados, tanto pelo desconforto que pode ser gerado como para evitar estresse nesse momento do pré-natal. 

Nesse período, também pode haver maior incidência de enjoos por conta dos materiais usados no tratamento.

Mais ainda, tratamentos mais invasivos e que demandam cirurgias só devem ser feitos após o nascimento da criança, de modo a evitar complicações. 

Assim, nota-se a importância de que juntamente ao acompanhamento pré-natal, as consultas com o odontologista devem ser mantidas e é necessária para a saúde dental da gestante.

Por esse motivo, antes de qualquer tratamento, deve-se informar o profissional sobre a gestação e qualquer ofensor que exista na gravidez, de modo que o odontologista possa realizar os procedimentos e orientações da melhor forma. 

Por fim, o acompanhamento multiprofissional pode ser crucial nesse contexto, garantindo mais segurança e garantindo a saúde dental da grávida nesse período.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies