Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Saiba como são os exames da covid-19 no SUS e em laboratórios particulares

Assim que os laboratórios particulares emitem os resultados, eles encaminham ao município, que repassa as informações para o estado.

Muitas dúvidas sobre como são realizados os exames de coronavírus surgem a todo o momento. Além do Sistema Único de Saúde, o SUS, os laboratórios particulares também podem fazer esse tipo de verificação.

Em Sinop, por exemplo, seis laboratórios da rede privada de saúde, além de um da Universidade Federal (UFMT) já se credenciaram junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen), na capital Cuiabá.

Rede pública

Para entender como é feito o exame de coronavírus, é necessário compreender antes a realização desse exame no Sistema Único de Saúde (SUS). A orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que a pessoa com sintomas graves como febre e dificuldades para respirar, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima de sua residência, pois, conforme o Ministério da Saúde, essas são as unidades de saúde que realizam os primeiros atendimentos dos casos de síndrome.

Ao chegar na unidade, o paciente deve narrar os sintomas que possui durante a consulta. O profissional médico irá identificar se o caso é uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Se sim, a unidade irá notificar o caso à equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal da respectiva cidade.Depois deste procedimento, o médico solicita a coleta de amostra biológica para exames de Biologia Molecular (RT-PCR), que detecta a presença, ou não, do vírus SARS COV 2, que é o nome científico do coronavírus, ou de outros vírus respiratórios. O material é enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que analisará a amostra.

 

Como realizar o exame na rede particular?

Conforme a Vigilância Estadual em Mato Grosso, o protocolo para exame em pacientes que optem por procurar o atendimento em uma rede particular não é diferente. Laboratórios particulares que sejam validados pelo Ministério da Saúde têm a autonomia no prosseguimento do diagnóstico. Dessa forma, eles realizam o exame e notificam o município, e consequentemente, o município notifica o Estado.

Já no caso dos laboratórios particulares que não são validados pelo Ministério, as amostras são divididas, aliquotadas. Uma é analisada na própria unidade privada e a outra é enviada ao Lacen – pelo laboratório-, que também analisará o material.

Exame

O teste de RT-PCR, também chamado de teste molecular, é feito a partir do terceiro ao décimo dia em que uma pessoa apresenta os sintomas em seu corpo. Ele é basicamente feito para identificar a presença do vírus no material, que trata-se de uma coleta do material conhecido por suabe nasal ou orofaringe.

Já o teste rápido,é feito através de coleta sanguina, onde se verifica a presença de anticorpos, é possível dar o diagnóstico a partir do nono dia que o paciente apresentou os sintomas. No momento em que são identificados os anticorpos, o paciente é diagnosticado como portador do vírus.

UFMT de Sinop passa a realizar testes de coronavírus para 14 municípios da região norte

Assista:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies