Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Número para denúncias de violência contra mulher é disponibilizado em Sinop

A ação tomada pela Comarca, é em razão do aumento da violência doméstica nos últimos dias, devido o isolamento social.

Um número de telefone foi disponibilizado pela Comarca de Sinop, para o atendimento e realização de denúncias de violência doméstica. O número de celular (65) 9 9662-9771, pode ser acionado em qualquer horário, devido ao atendimento 24 horas. Essa medida visa combater os crimes cometidos contra a mulher.

A ação tomada pela Comarca, é em razão do aumento da violência doméstica nos últimos dias, devido o isolamento social. O isolamento social tem sido recomendado pelas autoridades, por ser uma forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Diante da medida contra a disseminação do vírus, é importante que os casos sejam denunciados.

De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, a combinação de tensões econômicas e sociais provocadas pela pandemia, bem como restrições ao movimento, aumentaram dramaticamente o número de mulheres e meninas que enfrentam abusos.

Foi registrado um crescimento de 9%, de ligações para o Ligue 180, de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Este é um outro número, que as pessoas podem continuar realizando as denúncias, além do 190, para qualquer tipo de violência.

“Além do celular que disponibilizamos para emergências há também o 180 e o 190. O 180 é para encaminhar a denúncia à delegacia especializada de combate a violência contra as mulheres. Já o 190 é a polícia militar, que pode ser acionada em casos graves onde esteja acontecendo as agressões e as vítimas estejam correndo perigo de morte”, alertou a juíza Débora Paim Caldas da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.

Número rápido para denúncias de violência contra mulher é disponibilizado em Sinop
Juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, Débora Roberta Paim Caldas. (Foto: Otmar de Oliveira / TJMT)

Segundo a magistrada, o objetivo do celular é para as mulheres terem um canal rápido para pedir ajuda em uma emergência. A Rede de Sinop é um projeto incentivado pelo Poder Judiciário e com participação de representantes de órgãos públicos e instituições privadas.

De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, entre os dias 1º e 16 de março a média diária de ligações recebidas foi de 3.045, com 829 denúncias registradas. Já entre os dias 17 e 25 deste mês foram registradas 3.303 ligações recebidas, com 978 denúncias registradas. (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies