Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Dados apontam redução de registro de ocorrências, devido isolamento

O isolamento social foi necessário devido à Pandemia de Covid-19.

Após análise do Observatório de Violência, foi constatado uma redução nas ocorrências policiais em Mato Grosso, devido ao novo coronavírus. O observatório está integrado à Adjunta de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Acredita-se que a redução do registro de criminalidade, seja em decorrência do isolamento social.

Foram analisados os dias 10 à 29 de março, através do Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP), onde a Polícia Militar e Polícia Civil registram os Boletins de Ocorrência. Por se tratar de dados preliminares, estão passíveis de alterações após a consolidação pleo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Se comparar com o mesmo período do ano passado, os crimes de latrocínio – roubo seguido por morte – caíram 85,7%. No ano passado foram registrados sete latrocínios, já em 2020 foi registrado um caso. Também caíram os índices de roubos (30,7%); furtos (40,4%); lesão corporal (34,4%); tráfico de drogas (36,3%).

Nos casos de homicídio doloso, quando há a intenção de matar, os dados apontam uma redução de 4,3%. Foram 44 pessoas assassinadas em 2020, no período de 10 à 29 de março, enquanto no ano passado – mesmo período – foram 46.

Os casos de violência contra a mulher caíram 35% no Estado, se comparados os períodos de 10 à 24 de março, em 2019, com 2.170 casos e 2020, com 1.402 casos registrados. Estão incluídas no levantamento, as 23 principais naturezas criminais praticadas contra as mulheres, como ameça, homicídio doloso e assédio sexual.

A redução dos números pode não significar a redução do crime, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, pois o agressor por estar em casa inibindo a vítima ou também pelo motivo de fechamento dos bares, já que o álcool é um potencializador da violência doméstica. (Com colaboração da Assessoria / PJC-MT)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies