Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Estresse e saúde bucal: entenda a relação

Quem nunca passou por alguma situação de estresse na rotina, não é mesmo? Provavelmente, ao menos uma vez na vida, você passará por uma fase onde os sintomas do estresse serão manifestados. 

Isso ocorre porque uma situação que desencadeia estresse é capaz de mexer com todo o organismo podendo até mesmo comprometer a sua saúde bucal. 

Hoje em dia, o aumento dos afazeres somado com a correria do dia a dia tem deixado muitos brasileiros estressados, o que pode acabar desencadeando diversos sintomas.

Confira abaixo alguns deles: 

  • Insônia; 
  • Dor de cabeça. 
  • Cansaço;
  • Irritabilidade; 
  • Comprometimento da memória;
  • Perda ou ganho de peso; 
  • Ansiedade, entre outros. 

Normalmente, esses são os principais sintomas de que você está sofrendo de estresse. Esses sinais começam a aparecer quando há um aumento de preocupação e/ou irritabilidade diante de uma situação. 

Mas, afinal, qual a relação entre o estresse e a saúde bucal? Continue lendo esse artigo para maiores informações. 

Como o estresse pode interferir na saúde bucal? 

Você também se pergunta como pode o estresse influenciar na sua saúde bucal? Essa é dúvida de muitas pessoas.

A realidade é que a saúde bucal depende, além de uma higienização bucal correta, do funcionamento equilibrado de todo o organismo. 

O estresse afeta negativamente todo o funcionamento do organismo, o que pode desencadear algumas doenças bucais. São elas: 

 

Aftas 

São pequenas feridas que podem se formar em qualquer parte da boca. Normalmente aparecem na língua, gengiva e cavidade bucal. O seu surgimento, na maioria dos casos, se deve à queda da imunidade. 

 

Bruxismo

É um problema bucal que atinge a articulação temporomandibular. Essa doença faz com que a pessoa sofra com o ranger dos dentes enquanto dorme. Normalmente, pessoas que sofrem com esse problema estão passando por uma fase onde se sentem tensionadas. 

 

Candidíase oral 

É um doença que pode atingir toda a cavidade bucal. É possível notar o surgimento dessa doença através de um muco branco que costuma persistir na boca. A queda da imunidade e uma alimentação desequilibrada são os principais motivos para que essa doença seja desencadeada, pois esses fatores favorecem a proliferação do fungo Candida Albicans na região bucal.

Essas são as principais doenças que podem surgir na sua boca, tendo o estresse, como o principal desencadeador desses males bucais. 

A queda da imunidade, a tensão, a insônia e outros sintomas que o estresse pode provocar podem desencadear outras doenças além das mencionadas, provocando um grande desequilíbrio em todo o organismo.

Portanto, o estresse não é somente um estado de espírito sem consequências, pelo contrário, em alguns casos, ele pode ser fatal! Muitas pessoas sofrem de outros problemas que podem ser provocados pelo estresse, como é o caso de um taquicárdico, por exemplo.

Para que esses e outros problemas não te afetem, o que acha de saber mais como evitá-los? Continue lendo esse artigo e verá que é possível se livrar desse mal com alguns hábitos simples.

 

Como evitar que o estresse provoque doenças bucais? 

O principal motivo pelo qual o estresse afeta a saúde bucal está totalmente relacionado a imunidade e tensão. Portanto, precisamos pensar em práticas que melhorem esses aspectos. Ao realizá-las, haverá uma melhora também na sua saúde bucal! 

Um dos pontos mais importantes é aderir uma alimentação saudável. Consumir alimentos ricos em vitaminas A, B, C, D e E, favorece a sua saúde bucal. Alguns alimentos que podem ser adicionados a sua dieta e que vão favorecer a sua saúde bucal, são: goiaba, pêra, cenoura, Iogurte, brócolis, ovos, entre outros.

Além disso, dê preferência pelo consumo de alimentos naturais e sem açúcares. A alimentação é a principal chave para manter todo o corpo saudável e o sistema imunológico estável. 

A prática de atividades físicas também é uma ótima dica! Cuidar do corpo com a prática de exercícios físicos faz com que todo o organismo se livre de toda a tensão que é provocada pelo estresse.  

Além disso, os cuidados bucais são essenciais para livrar a boca de doenças bucais. Uma boa escovação, o uso de enxaguante e fio dental são de extrema importância. Lembre-se de garantir que esses cuidados façam parte da sua rotina. 

E falando em rotina, nada mais seguro para a saúde do que manter a visita a um dentista, um cirurgião dentista ou qualquer outro profissional da área odontológica em dia. Confira abaixo a importância de realizar visitas preventivas. 

 

Agende uma consulta preventiva 

Sem dúvidas, a ida a um profissional é fundamental! Para garantir que a sua boca esteja sempre saudável, o ideal é que as visitas sejam feitas com certa regularidade. Muitos profissionais indicam que a frequência de uma consulta seja a cada 6 meses. 

Para manter essa frequência, muitas pessoas optam pela contratação de um plano dental, pois, na maioria das vezes, trata-se de uma opção mais econômica. 

Isso por que alguns procedimentos bucais podem ter um alto custo e, em casos como esses, aderir um convênio odontológico acaba sendo mais vantajoso. 

No caso dos adolescentes, o cuidado é redobrado! Na maioria das vezes, trata-se da fase onde a procura pelo alinhamento dental é a mais procurada. Neste caso, o indicado é procurar por um plano odontologico com ortodontia, que também costuma ser mais econômico em comparação a um tratamento ortodôntico particular.  

No momento de realizar a contratação de um plano, lembre-se de pesquisar qual é a opção mais adequada para você. Ao realizar a escolha certa, fica mais fácil realizar um tratamento odontológico adequado e manter a regularidade das consultas. 

Como vimos nesse artigo, além da importância de visitar um profissional, lembre-se também de todos os outros cuidados mencionados: ter uma boa higienização, alimentação saudável e praticar atividades físicas. 

Esses são os principais cuidados para garantir que o estresse não seja um vilão que afete o seu organismo e muito menos a sua boca. Diminua as tensões diárias com essas ações simples e tenha uma vida mais leve! 

Conteúdo produzido por Letícia Monaly | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies