Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Governador afirma, “Socioeducativo de Sinop não será fechado”

“O Socioeducativo de Sinop não será fechado”. Essa é a afirmação do governador Mauro Mendes (DEM), ao responder a pergunta feita pela equipe de jornalismo da 93 FM, que foi enviada à Rádio Capital FM, em Cuiabá, onde o chefe do Executivo estadual esteve na manhã desta sexta-feira (13).

Mauro participou de uma entrevista, no programa Capital Notícia, do radialista Antero Paes de Barros, com questionamentos de rádios de todo o Mato Grosso e uma das emissoras convidadas foi a Rádio 93 FM.

Questionado se não seria um retrocesso fechar a unidade do Socioeducativo de Sinop, visto que em todo o estado há apenas 5 centros para atender 141 cidades, Mauro foi direto.

“Minha assessoria acabou de entrar em contato com o secretário Alexandre Bustamente, e o secretário de segurança deu a informação oficial de que não vai fechar esse socioeducativo”.

Ainda de acordo com o governador, há um planejamento para que outros quatro Socioeducativos sejam construídos. “O problema de segurança pública é um problema gigantesco no Brasil como um todo e Mato Grosso eu tenho que ressaltar, nós temos feito todos os esforços possíveis dentro da realidade que nós temos para diminuir nossos índices de violência”.

Ouça a resposta completa do Governador Mauro Mendes, referente a pergunta feita sobre o fechamento do Socioeducativo de Sinop:

Mauro Socioeducativo
Governador Mauro Mendes em entrevista para a Rádio Capital FM – Foto: Capital Notícia

Atualmente 12 menores infratores estão internados no Socioeducativo de Sinop. Eles devem ser transferidos para a unidade de Lucas do Rio Verde, que é a mais próxima de Sinop.

Na segunda-feira (9), a superintendente substituta de Administração Socioeducativa do Estado, Anna Márcia Barbosa Cunha, esteve em Sinop e informou o encerramento das atividades do Socioeducativo de Sinop, por pelo menos um ano.

A informação é de que um novo prédio será construído no bairro Alto do Glória e que no dia 10 de dezembro de 2020 o novo Centro estará pronto e terá uma capacidade para 60 vagas. “Nós temos muita coisa pra fazer”, complementa o governador.

Durante uma coletiva de imprensa, realizada na terça-feira (10), o promotor de justiça da Vara Especializada da Infância e Juventude, Nilton César Padovan, assegurou que o Estado irá “ceder” os funcionários que trabalham em Sinop para que sejam transferidos a Lucas do Rio Verde. Para que isso ocorra é necessário que a estrutura de lá seja melhorada.

“Segundo a secretária, ela me disse que lá tem estrutura pra isso, falta apenas alguns detalhes que a prefeitura se disponibilizou a fazer, e a prefeitura assim o fará, e portanto com esses detalhes que serão feitos estruturais pela prefeitura e com os servidores de Sinop que passarão a atuar lá, lá comportará 31 vagas”, disse o promotor.

Contudo, contrariando essa informação, o governador garante que trabalha para modificar o cenário policial do estado. “Estamos trabalhando para que essa realidade possa mudar e acredito que ela vá mudar nos próximos anos”, conclui Mauro Mendes.

 

Fechamento

Alguns fatores são apontados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre eles a estrutura, que de acordo o o promotor é a pior de Mato Grosso. Outro fator analisado foi que a unidade de Lucas do Rio Verde tem essa estrutura que é necessária para a internação dos adolescentes.

Socioeducativo Sinop
Foto: Marcelo Jhonnes

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies