Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Socioeducativo de Sinop será fechado e menores transferidos; entenda

O Centro Socioeducativo de Sinop será fechado, por pelo menos 1 ano, a partir do dia 31 de dezembro. A informação é de que um novo prédio será construído no bairro Alto do Glória e que no dia 10 de dezembro de 2020 o novo Centro estará pronto e terá uma capacidade para 60 vagas.

A superintendente substituta de Administração Socioeducativa do Estado, Anna Márcia Barbosa Cunha, esteve em Sinop nessa segunda-feira (9) e informou o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Sinop e União das Entidades de Sinop (Unesin).

O promotor de justiça da Vara Especializada da Infância e Juventude, Nilton César Padovan, disse que atualmente 12 adolescentes estão reclusos no socioeducativo sinopense e eles serão transferidos para a unidade de Lucas do Rio Verde. “Mais isso lógico, se trata de palavra, nós não temos nenhum compromisso firmado nesse sentido. Mas segundo a secretária adjunta, disse a mim por telefone, é que as 12 vagas que hoje estão aqui em Sinop continuarão a ser destinadas para Sinop, só que em Lucas do Rio Verde”.

A unidade de Lucas comporta 15 adolescentes, contudo esse número desse ser aumentado para 31.

O promotor assegurou que o Estado irá “ceder” os funcionários que trabalham em Sinop para que sejam transferidos a Lucas do Rio Verde. Para que isso ocorra é necessário que a estrutura de lá seja melhorada. “Segundo a secretária, ela me disse que lá tem estrutura pra isso, falta apenas alguns detalhes que a prefeitura se disponibilizou a fazer, e a prefeitura assim o fará, e portanto com esses detalhes que serão feitos estruturais pela prefeitura e com os servidores de Sinop que passarão a atuar lá, lá comportará 31 vagas”, complementa Padovan.

O Estado assinou termos que garantem a construção de novos centros socioeducativos, com estrutura especializada para tal atendimento. Um deles será em Sinop com a previsão de estar pronto no dia 10 de dezembro do ano que vem, como mencionado no início da matéria. “Se vai estar, ou não? Não sabemos, só o tempo nos dirá”, afirma o promotor.

As obras ainda não iniciaram, mas segundo a promotoria, o dinheiro para tal obra está bloqueado pela Justiça, exatamente para esta finalidade e que o contrato para a construção foi assinado em novembro. Nilton Padovan disse em coletiva na manhã desta terça-feira (10), que seria necessário aproximadamente 30 vagas para suprir a demanda. “Acho que seria bem razoável pra Sinop”.

 

Fechamento

Alguns fatores são apontados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), entre eles a estrutura, que de acordo o o promotor é a pior de Mato Grosso. Outro fator analisado foi que a unidade de Lucas do Rio Verde tem essa estrutura que é necessária para a internação dos adolescentes.

1 comentário
  1. […] se não seria um retrocesso fechar a unidade do Socioeducativo de Sinop, visto que em todo o estado há apenas 5 centros para atender 141 cidades, Mauro foi […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies