Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Moradores de Nova Guarita observam círculo de luz no céu

Uma internauta fez algumas fotografias e disponibilizou à equipe de Jornalismo da 93 FM.

Um circulo de luz apareceu no céu e chamou a atenção dos moradores do município de Nova Guarita (200 km de Sinop), na manhã desta quinta-feira (28). Imagens circulam em grupos de WhatsApp, onde mostram algo inusitado ou pouco conhecido entre as pessoas.

Ao abrir a imagem é possível visualizar uma espécie de ‘arco-ires’ em um formato circular, e ao centro uma luz branca e forte que, possivelmente, pode ser do sol. Uma internauta fez algumas fotografias e disponibilizou à equipe de Jornalismo da 93 FM.

Moradores de Nova Guarita observam imagens no céu
Halo Solar, formado em Nova Guarita. (Foto: Internauta)

O que poderia ser assustador para alguns pode ser maravilhoso para outros, pois o círculo colorido em volta da luz aparenta tranquilidade e paz. Esse não é o primeiro caso, já houveram outros casos semelhantes à este de Nova Guarita, em outros lugares do país e do mundo.

Algo parecido aconteceu recentemente em uma cidade do interior do estado do Maranhão, onde é possível observar pelo vídeo gravado por um internauta.

Poucas pessoas sabem, mas o fenômeno natural é conhecido por Halo Solar. Trata-se de um círculo de cores que se forma ao redor do Sol, geralmente quando a luz ultrapassa gotículas de gelo na atmosfera, formando a imagem.

Halo Solar em Nova Guarita
Halo Solar formado em Nova Guarita. (Imagem: Internauta)

O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais. O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro.

Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Halo Solar em Nova Guarita
Halo Solar semelhante, em Santa Catarina. (Foto: Emerson Souza)

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras. (Com Brasil Escola / Mariane Mendes)

Veja o vídeo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies