Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Contribuintes que quiserem sacar FGTS anualmente já podem comunicar o interesse à Caixa; saiba

Opção pode ser registrada no APP CAIXA FGTS e no hotsite fgts.caixa.gov.br

As pessoas que, a partir de 2020, quiserem sacar o seu FGTS anualmente, conforme a sua data de aniversário, já podem comunicar o interessa para a Caixa Econômica Federal. O novo modelo de saque foi instituído pela medida provisória nº 889/2019, e a comunicação do contribuinte à Caixa começou a ser feito nessa terça-feira (1º de outubro). Todo trabalhador com conta do FGTS, ativa ou inativa, pode realizar a opção. Mais de 96 milhões de trabalhadores já podem optar pelo saque-aniversário.

A opção pode ser registrada pelo APP FGTS ou pela página fgts.caixa.gov.br. Quem tem conta poupança ou conta corrente na Caixa ou em qualquer outro banco pode solicitar o crédito em conta.

Ao optar pelo Saque-Aniversário, o trabalhador deverá escolher a data em que deseja que o valor seja disponibilizado, que pode ser no 1º ou no 10º dia do mês de seu aniversário. A diferença é que, ao optar pelo 10º dia, a base de cálculo do valor a receber será acrescida de Juros e Atualização Monetária do mês de saque.

Os valores ficam disponíveis para saque por um período de três meses, a contar do primeiro dia útil do mês de nascimento. Por exemplo: se a data de aniversário for dia 10 de março, o trabalhador terá de 1º de março até o último dia útil de maio para efetuar o saque. Caso o trabalhador não saque esse recurso, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.

A opção cadastrada nos sistemas da Caixa até dezembro de 2019 surtirá efeito a partir do dia 1º de janeiro de 2020. Desta data em diante a opção registrada pelo trabalhador passa a ter efeito imediato e pode ser realizada a qualquer tempo. Entretanto, em 2020, o pagamento do Saque-Aniversário obedece ao calendário abaixo:

Contribuintes que quiserem sacar FGTS anualmente já podem comunicar o interesse à Caixa; saiba 2
A partir de 2021, a liberação ocorrerá no mês de aniversário do trabalhador – Foto: Divulgação Caixa

A migração para a modalidade Saque-Aniversário não é obrigatória. Quem não comunicar ao banco o interesse em migrar, permanecerá na regra anterior de saque-rescisão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies