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Venda Mais Agora: Como se tornar um vendedor de sucesso

Veja Algumas das Características e Estratégias Que Formam Um Vendedor de Sucesso

Se tornar um vendedor de sucesso é um dos maiores desejos de profissionais envolvidos com as vendas. Mas afinal de contas, há uma receita ou fórmula pronta para se tornar um vendedor de sucesso?

Pois bem, o segredo está no treinamento de qualidade e contínuo.

Uma das características de um vendedor de sucesso é a persistência. A habilidade de saber vender requer prática e constante aperfeiçoamento.

Isso porque a área de vendas é uma das mais seletivas do mercado. Pois requer profissionais aptos e com grande capacidade de entender e se adaptar as necessidades do consumidor.

Não se apegue a ideia de que existe um perfil ideal de vendedor. Com qualificação, empenho, aperfeiçoamento contínuo, estratégia e carisma, qualquer um pode se tornar um vendedor de sucesso.

Vendedor de sucesso

Vendedor

Já é sabido que o vendedor possui um papel fundamental sobre a tomada de decisão do cliente.

Sua postura e senso de humor possuem grande influência no momento da compra. Pois afinal de contas, quem não gosta de receber um belo sorriso?

Estar de bom humor e fazer com que o cliente se sinta bem durante seu atendimento é fundamental para que ele volte a comprar novamente na sua empresa.

O fato é que Vendedores são descontraídos, divertidos, e muitos deles são ótimos contadores de histórias.

Isso porque o humor é fundamental nas vendas, pois ninguém gosta de ser recebido com uma expressão raivosa e negativa.

Então uma boa dica para você que deseja se tornar expert em vendas seria: Invista no seu senso de humor, mas é claro, com moderação e de forma adequada.

Gatilhos mentais

Para você que trabalha com vendas, os gatilhos mentais são uma das formas mais eficazes de persuadir e satisfazer seus clientes no momento da compra.

Mas para poder usar esses gatilhos em suas vendas, é necessário que você conheça o conceito envolvido e domine a arte de aplicá-los durante a negociação.

O mais importante é que você vendedor saiba como coloca-los em prática de forma natural, sem afugentar ou assustar o cliente.

Apesar de ser uma técnica bem popular no ramo das vendas, seu cliente não deve perceber que está sendo induzido a tomar uma decisão. Seja sutil em sua abordagem, note as características do seu cliente e então defina qual gatilho mental melhor se adapta ao seu perfil.

Você deve moldar a sua estratégia de acordo com o seu cliente, por isso, é importante que você domine mais de um gatilho mental.

Isso porque o que funciona com um cliente, pode não funcionar com o outro. Por conta da variação de personalidade e preferências pessoais.

Identifique as necessidades do seu cliente, e então use o gatilho que você achar cabível.

Quando usado de forma correta e com a abordagem ideal, os gatilhos mentais aumentam de forma significativa as chances de você finalizar uma venda.

Abaixo você confere alguns dos gatilhos mentais mais comumente usados por vendedores de empresas dos mais diversos segmentos e quais são as técnicas utilizadas em cada abordagem.

  • Gatilho de escassez: Neste tipo de gatilho, você convence o cliente a comprar o seu produto porque ele é o último do estoque, ou porque o desconto será concedido apenas para as primeiras cinco pessoas que comprarem o produto.
  • Gatilho de autoridade: Nesta modalidade de gatilho, você convence o cliente a efetivar a compra porque a sua empresa é a melhor do ramo. A confiança é a base desse gatilho. Você irá convencer seu cliente que ao comprar o seu produto ou serviço, ele estará fazendo a melhor compra do mercado.
  • Gatilho de prova social: Esse gatilho é caracterizado pelas multidões. Você convencerá o cliente a efetivar a compra porque 200 pessoas já compraram seu produto, ou porque a sua empresa possui mais de 500 clientes. Nesse gatilho, o cliente é convencido devido ao alto número de pessoas que já compraram seu produto.
  • Gatilho de ancoragem: Quantas vezes você entrou em uma loja e o vendedor lhe disse: “Esse produto custa R$150,00, mas se você comprar comigo ele sai a R$100,00. ” Pois bem, esse é o gatilho de ancoragem. Ele é usado para convencer o cliente a comprar o seu produto por conta de um desconto exclusivo, ou limitado.

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